A emoção voltará a dominar os próximos capítulos de O Rei do Gado, e dessa vez será tão intensa que causará a morte de Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira), um dos protagonistas dessa primeira fase do folhetim, e de forma totalmente inesperada.
Tudo começa quando Enrico Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller) decidem fugir após serem proibidos de ficarem juntos por Giuseppe. Bruno (Marcello Antony) fica abalado com essa situação e decide se alistar para lutar na Segunda Guerra Mundial, mas acabou tendo um fim trágico. Durante uma comemoração, Giuseppe recebeu a visita de um coronel, que lhe entregou uma medalha e lhe deu a triste notícia de que o filho morreu em um combate.
O patriarca dos Berdinazzi ficou em choque com a revelação, enquanto a matriarca, Marieta (Eva Wilma), foi aos prantos. Berdinazzi passa a sofrer com um luto cruel pela morte do seu filho predileto, o que provocará uma verdadeira derrocada na sua vida. Ele chega a enterrar a medalha que recebeu, em uma das cenas mais emblemáticas e comoventes da novela.
Berdinazzi morre nos braços de Mezenga
Desorientado com a morte de Bruno, o patriarca dos Berdinazzi decide chamar o grande rival, Antonio Mezenga (Antonio Fagundes), para dizer que perdoa Giovanna e que quer a filha de volta. “Me devolve ela. Não é justo eu perder dois filhos de uma vez só”, dirá ele. O veterano chega a revelar que “plantou” a medalha que recebeu na expectativa de que o filho pudesse “nascer de novo”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Mezenga acredita que o rival está ficando maluco, mas decide revelar para que ele que Giovanna já tem um filho. “Você já tem um neto, filho do meu filho com a sua filha, Giovanna. Se chama Bruno Berdinazzi Mezenga. Você plantou ele aqui e ele nasceu lá longe de nós”, revelará Mezenga. “Nosso filho nasceu de novo. Nosso Bruno Berdinazzi”, dirá Berdinazzi para Marieta, emocionado.
Tomado pela emoção, Berdinazzi começará a repetir o nome do neto diversas vezes, mas Antonio ficará irritado por ele omitir o seu sobrenome e não reconhecer que o menino também é um Mezenga. O rival, então, se aproxima de Giuseppe, sentado na cadeira, e o sacode, mas o veterano cairá em seus braços, morto, deixando todos incrédulos.