Uma das novelas de maior sucesso da história da Globo, O Rei do Gado está de volta à programação da emissora 26 anos após a sua exibição original. E como geralmente ocorre em reprises de folhetins mais antigos, o público pode matar a saudade de ver na telinha alguns atores que já faleceram.
Um dos nomes mais marcantes da trama que já não está mais entre nós é Raul Cortez. Na pele de Geremias Berdinazzi, o ator ganhou destaque no folhetim e era considerada uma das principais estrelas do time de veteranos da emissora carioca. Em 2004, o famoso acabou descobrindo um câncer e precisou passar por um procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor na região do pâncreas. Dois anos depois, ele voltou a ser internado e acabou falecendo em 18 de julho de 2006, aos 73 anos.
Na Globo, Raul Cortez atuou em diversos folhetins clássicos, como Água Viva, Brega & Chique, Rainha da Sucata, Mulheres de Areia, Terra Nostra, Esperança, Um Só Coração e Senhora do Destino. Seu último trabalho foi na minissérie JK, ainda em 2006.
Maldição nos bastidores de O Rei do Gado?
A morte de Raul Cortez ocorreu em meio a lendas criadas na internet e nos bastidores da TV de que existiu alguma espécie de “maldição” nos bastidores de O Rei do Gado, pelos problemas que a novela enfrentou na época de exibição e o triste destino de alguns atores.
Foi a partir de O Rei do Gado, por exemplo, que a dependência química de Fábio Assunção foi exposta nacionalmente por revistas de fofoca. Logo depois, Vera Fisher também teve esta dependência revelada enquanto a novela ainda estava no ar. Ao fim de O Rei do Gado, Leila Lopes fechou um contrato milionário com a Playboy, o que teria iniciado um dos piores momentos da vida da atriz, que se suicidou 13 anos depois.
Veja também – Vilã de O Rei do Gado odiou papel e usou imprensa para alfinetar autor: “Horrível”
O próprio autor Benedito Ruy Barbosa se viu completamente sem solução, ao enfrentar uma forte crise de coluna enquanto escrevia os capítulos da novela. Por conta disto, os textos de O Rei do Gado chegavam às vésperas das gravações, o que causou um grande insatisfação e desorganização nos bastidores.
Patrícia Pillar também passou pelo mesmo problema de saúde de Cortez. Na época, o ator Carlos Vereza, intérprete do senador Caxias, afirmou para vários veículos de imprensa que viu OVNIs na varanda de sua casa enquanto O Rei do Gado estava na reta final.
Por conta de tudo o que foi citado até aqui e dentre outras histórias que circularam os bastidores, a lenda de O Rei do Gado ter sido uma novela amaldiçoada ainda circula. Mas, como toda lenda, só é fato para quem acredita. E tem muita gente em meados da Globo que ainda acredita em tudo isto.