Em O Rei do Gado, Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller) não vão desistir de ficarem juntos, mesmo que vivam um amor proibido após serem separados novamente por Giuseppe (Tarcísio Meira). O casal decidirá fugir para longe, o que provocará a ira do patriarca da família Berdinazzi.
Após descobrir o sumiço da filha, Giuseppe irá até a fazenda de Antonio (Antonio Fagundes) para procurá-la, mas será informado que ela não está lá e que Enrico fez uma viagem para a cidade. Berdinazzi insiste que o mocinho foi o responsável pela fuga de Giovanna e Nena (Vera Fischer) chega a falar para o rival entrar na casa e procurá-la, mas ele decidirá ir embora.
De volta à sua fazenda, Berdinazzi explica a Marieta (Eva Wilma) que a filha não está na fazenda dos Mezengas e que Enrico foi para a cidade. “Eles devem estar juntos”, apontará Marieta. “Eu mato aquela desgraçada!”, bradará o veterano. “Não fala uma coisa dessas da sua filha. Eles estão casados. Você foi no cartório e assinou os livros”, lembrará a matriarca.
“O que me importam os livros? Mezenga faltou com a palavra dele. Se ela foi embora com ele, não é mais minha filha. Nem vou atrás dela mais. De hoje em diante, eu só tive filhos homens”, decretará Giuseppe.
Morte de Bruno abala a família
O patriarca da família Berdinazzi também ficará abalado ao descobrir a morte de Bruno, o seu filho predileto. Após a fuga de Giovanna, o rapaz decide se alistar para lutar na Segunda Guerra Mundial, mas acabará tendo um fim trágico. Durante uma comemoração, Giuseppe recebe a visita de um coronel, que lhe entrega uma medalha e lhe dá a triste notícia de que o filho morreu em um combate.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
“Senhor Berdinazzi, seu filho, o primeiro tenente, morreu em ação. Morreu como um herói. Por isso o senhor está recebendo essa medalha agora”, dirá a autoridade. O patriarca dos Berdinazzi ficará em choque com a revelação, enquanto a matriarca, Marieta (Eva Wilma), vai aos prantos.
Berdinazzi sofrerá com um luto cruel pela morte do seu filho predileto, o que provocará uma derrocada na sua vida. Ele chegará a enterrar a medalha que recebeu, em uma das cenas mais emblemáticas e comoventes da novela.