Muito antes de estrear, O Rei do Gado foi afetada por situações problemáticas. As gravações atrasaram tanto, ao ponto que a Globo ficou sem novela das nove inédita para suceder Explode Coração em 1996.
Veja também – O Rei do Gado causou por discutir tema polêmico que gerou ameaça e revolta de chefão da Globo: “Me ligou muito bravo”
Porém, depois que a novela entrou no ar, aconteceu uma sequência de eventos estranhos. Os mais céticos vão falar em coincidência, enquanto os mais beatos devem dizer que trata-se de uma maldição.
A lenda de que a novela de Benedito Ruy Barbosa era cercada de situações sobrenaturais passou a ser cada vez mais frequente. Relembraremos quais os motivos que fazem com que exista esta história em torno da trama.
A lenda da maldição de O Rei do Gado
O elenco de O Rei do Gado contou com uma lista extensa e nomes de peso como, por exemplo, os atores Patrícia Pillar, Fábio Assunção, Glória Pires, Carlos Vereza e Leila Lopes, além de outros inúmeros casos.
No entanto, nenhuma destas personalidades foram blindadas pela mazela que nitidamente acontecia com quem estava envolvido na produção. Foi a partir de O Rei do Gado, por exemplo, que a dependência química de Fábio Assunção foi exposta nacionalmente por revistas de fofoca.
Veja também – Vilã de O Rei do Gado odiou papel e usou imprensa para alfinetar autor: “Horrível”
Logo depois, Vera Fisher também teve esta dependência revelada enquanto a novela ainda estava no ar. Ao fim de O Rei do Gado, Leila Lopes fechou um contrato milionário com a Playboy, o que teria iniciado um dos piores momentos da vida da atriz, que se suicidou 13 anos depois.
O próprio Benedito Ruy Barbosa se viu completamente sem solução, ao enfrentar uma forte crise de coluna enquanto escrevia os capítulos da novela. Por conta disto, os textos de O Rei do Gado chegavam às vésperas das gravações, o que causou um grande insatisfação e desorganização nos bastidores.
Benedito ainda sofreu um AVC pouco tempo depois de se recuperar um pouco da coluna, mas mesmo assim não quis deixar a novela. Raul Cortez, que co-protagonizou a novela, após oito anos do fim do folhetim faleceu depois de uma longa luta contra um câncer.
Patrícia Pillar também passou pelo mesmo problema de saúde de Cortez. Na época, o ator Carlos Vereza, intérprete do senador Caxias, afirmou para vários veículos de imprensa que viu OVNIs na varanda de sua casa enquanto O Rei do Gado estava na reta final.
Veja também – Deixaram saudades: Cinco atores de O Rei do Gado que morreram vítimas de câncer
A atriz Luciana Vendramini, que vive a Marita na trama, descobriu pouco tempo depois do fim da novela que sofria de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e abandonou a carreira por muitos anos, até receber um convite para participar de uma novela do SBT.
Por conta de tudo o que foi citado até aqui e dentre outras histórias que circularam os bastidores, a lenda de O Rei do Gado ter sido uma novela amaldiçoada ainda circula. Mas, como toda lenda, só é fato para quem acredita. E tem muita gente em meados da Globo que ainda acredita em tudo isto.