Uma reviravolta promete agitar Travessia. Isso porque Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) vão travar uma grande disputa pela guarda de Tonho (Vicente Alvite), mas de forma surpreendente, um teste de DNA vai mostrar que a protagonista não é mãe do pequeno, o que a fará perder a guarda dele.
Nos próximos capítulos da novela, a maranhense finalmente irá rever o ex junto com seu filho, mas terá uma pulga atrás da orelha em relação ao arquiteto. Isso porque a protagonista já sabe que ele engatou um novo relacionamento com Chiara (Jade Picon). Ari tentará se explicar, afirmando que acreditava que a noiva estivesse morta, mas a princípio, ela não aceitará as desculpas esfarrapadas do rapaz.
Porém, usando toda sua lábia e poder de sedução, o protagonista conseguirá convencê-la momentaneamente de que eles ainda podem ficar juntos. Ari fará juras de amor à Brisa e promete até mesmo retornar ao Maranhão com ela e o garoto. Nesse primeiro momento, Brisa acabará cedendo aos encantos do rapaz e os dois terão uma noite de amor.
A dançarina, no entanto, logo perceberá o deslumbramento de Ari com a vida luxuosa no Rio de Janeiro, e não acredita que ele possa largar tudo para voltar com ela e com o filho para o Maranhão. Brisa, então, tomará uma atitude impensável, fugindo com Tonho e se escondendo na casa de Marineide (Flávia Reis).
DNA atesta que Brisa não é mãe de Tonho
Essa atitude de Brisa dará início a guerra pela guarda de Tonho, mas para piorar a sua situação, Núbia (Drica Moraes) começará a espalhar uma fake news de que a protagonista havia abandonado o marido e o filho para fugir com Oto (Romulo Estrela).
Veja também: Resumo da novela Travessia
Essa fofoca chegará a levantar a hipótese de que Tonho não seja filho de Ari, mas ofendida com a situação, a própria lavadeira vai sugerir um teste de DNA, que mostrará que ela não é mãe do garoto. Isso, no entanto, acontecerá porque a protagonista tem uma condição genética rara, chamada Quimerismo, que consiste em sequências de DNA diferentes dentro do seu corpo, o que faz com que o exame mostre que o garoto é filho apenas de Ari, que assim conquistará a sua guarda.
Para provar que é mãe de Tonho, Brisa decidirá ir atrás das lavadeiras que testemunharam o seu parto, mesmo sendo julgada por outros populares. A protagonista, no entanto, ganhará o apoio de Dante (Marcos Caruso), que vai se interessar pelo seu caso e tentar comprovar a sua versão através da ciência.