Silveirinha (Ary Fontoura) é um personagem que se tornou peça-chave na trama principal de A Favorita. Depois de ter atuado como um grande aliado de Flora (Patrícia Pillar) durante boa parte da história, o veterano passou a auxiliar Donatela (Claudia Raia) contra a própria vilã, mas isso custará caro para ele na reta final do folhetim.
Nos últimos capítulos de A Favorita, Flora já terá sido desmascarada por todos e estará foragida da polícia. Para se vingar de Donatela, a megera vai se infiltrar no casamento da protagonista com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), mas acabará sendo descoberta por Silveirinha.
O antigo aliado vai atrás dela e a confronta. Disfarçada de cozinheira do bufê da festa, a loira estará com uma faca na mão e vai ameaçá-lo. “Danadinho! Me achou! Você sabe que eu não podia ficar fora dessa festa”, dirá a psicopata. “Chega! Você não vai fazer mal nenhum à Donatela!”, bradará Silveirinha.
“Por quê? Você vai me impedir? Quem te viu, quem te vê, hein, Silveirinha! Virou santinho? Vai entrar pro convento dos monges beneditinos? Ou será que você vai entrar para o convento das carmelitas descalças”, falará a megera. “Você está em um caminho sem volta. Você não tem mais escapatória”, responderá o ex-marido de Cilene (Elizângela).
Silveirinha escapa da morte e busca nova Flora e Donatela
“Vamos ver quem é que não tem mais escapatória”, dirá Flora, partindo para cima do veterano com a faca e conseguindo ferir o seu ombro. Debruçada sobre o rival, a vilã tentará finalizar o serviço: “Calma, Silveirinha, eu prometo que não vai doer nada!”. Porém, quando estará prestes a perfurar o veterano, será surpreendida pela chefe do bufê, que bate à porta e pede que ela se apresse para voltar ao trabalho. “Calma, Dona Rosa, já estou indo”, responderá a vilã, sem conseguir matar o ex-comparsa.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
Tudo acabará bem para Silveirinha. No final da trama, aliás, após a prisão da vilã, ele aparecerá assistindo ao show de uma dupla sertaneja mirim e conversará com o pai das garotas, propondo uma parceria para lançá-las em uma carreira musical, assim como fez com Flora e Donatela no passado.