Nos próximos capítulos de A Favorita, após ser atormentada por Flora (Patrícia Pillar) por tanto tempo, Donatela (Claudia Raia) resolverá dar o troco, fazendo a vilã passar por momentos aterrorizantes.
A mocinha vai desistir da ideia de sair da cidade para fugir da rival e revelará para Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Silveirinha (Ary Fontoura) um plano para enganá-la. “Ela precisa de mim para viver, para respirar. O que ela sente por mim é algo inexplicável, doente. E é isso que eu vou usar ao meu favor. Só eu posso dar para Flora o que ela quer. Sempre se sentiu preterida, rejeitada. Ela nunca suportou ser a segunda da dupla, ser a amante, enfim, nunca aguentou ficar em segundo plano”, contará Donatela.
É nesse momento que a protagonista exibirá uma boneca que ganhou na infância. “O Seu Pedro (Genézio de Barros) me deu. Ele deu uma pra mim e outra pra Flora. A dela era linda, loirinha, tinha os olhos verdes e era bem amarela. Uma não era melhor do que a outra, mas eram diferentes”, vai recordar ela.
Donatela, então, explicará que usará essa lembrança do passado para fazer a vilã se render. “Ela não se conformou, queria essa. A minha. Ela brigou, esperneou e foi assim a vida toda. Silveirinha, me coloca dentro daquele rancho que eu vou fazer aquela louca comer na palma da minha mão”, dirá.
Explicação do título “A Favorita” é revelado no último capítulo
Essa obsessão de Flora por Donatela, aliás, é o que está por trás do título da novela. Enquanto muitos imaginavam que “a favorita” se referia a qual das duas protagonistas seria a preferida do público ou de outros personagens da trama, o verdadeiro significado é revelado no último capítulo do folhetim.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
Donatela aparece em noite de núpcias com Zé Bob, quando fica distraída, recordando como Flora era uma criança linda quando elas se conheceram. Uma cena de flashback, então, mostra Flora e Donatela ainda crianças, brincando e conversando.
Donatela revela a sua paixão pela música, mas Flora conta que não sabe cantar muito bem. A outra, então, insiste e elas cantam a música “Beijinho Doce”. É nesse momento que Flora decide se declarar para a amiga: “Nossa, Donatela, você canta tão bonito. Você é minha favorita, sabia?”.