Uma das tramas mais intensas e comoventes de Chocolate com Pimenta é a que envolve Guilherme (Rodrigo Faro), as irmãs Celina (Samara Felippo) e Graça (Nívea Stelmann) e o pai delas, Reginaldo (Antonio Grassi).
Acontece que Celina e Guilherme são apaixonados um pelo outro e tentam viver um romance de conto de fadas, mas são impedidos por Reginaldo, que proíbe a filha de namorar o rapaz. Para piorar a situação, Celina vai ser obrigada a se casar com o Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) para pagar uma dívida de jogo do pai.
Invejosa, a sua irmã, Graça, ainda aproveita a situação para se aproximar de Guilherme e armar para se casar com o galã, levando o rapaz, bêbado, para a cama. Na manhã seguinte, ela o força a acreditar que foi o rapaz quem a seduziu, e sentido-se culpado, ele decide se casar com ela.
A situação, no entanto, acaba deixando Reginaldo apreensivo. Mesmo com Graça estando grávida, o que pressiona ainda mais Guilherme a se casar com ela, o funcionário de Jezebel (Elizabeth Savalla) se mostra preocupado com isso, levantando desconfianças de que ele esconde algo a respeito do rapaz.
Reginaldo acredita que Guilherme é seu filho
De fato, Reginaldo esconde um grande segredo sobre Guilherme: ele acredita que o rapaz é seu filho, e por isso mesmo, se opôs tanto ao seu relacionamento com Celina e Graça. Acontece que, no passado, Reginaldo teve um caso com a mulher que criou o advogado, e que ele acredita que é a sua mãe.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
No decorrer da trama, no entanto, vem à tona a informação de que Guilherme não é filho biológico da mulher que o criou, e sim de Margot (Rosamaria Murtinho). Por ter sido prostituta no passado, a mulher tinha vergonha de assumir o filho de pai desconhecido, e assim deu a criança para a amiga cuidar.
A revelação acontece justamente quando Graça descobre que está grávida do rapaz, mas ao saber que Guilherme não é seu filho, Reginaldo finalmente autoriza o casamento dele com Graça, para desespero de Celina.