Em Mar do Sertão, José Mendes (Sérgio Guizé) vai ficar uma pilha de nervos ao descobrir que Manduca (Enzo Diniz) não foi registrado como seu filho, e legalmente, o pai do garoto é o seu maior rival, Tertulinho (Renato Góes). Essa confusão chegará a colocar em risco a própria relação do protagonista com Candoca (Isadora Cruz).
Tudo tem início quando a médica vai até a fazenda do coronel Tertúlio (José de Abreu) para armar o maior escândalo, cobrando toda a família pelo uso de agrotóxicos nas plantações, que chegou a causar uma grande intoxicação em Cirino (Théo Matos). Lá, ela dá de cara com Tertulinho e joga várias verdades na cara do ex. O vilão dá um verdadeiro chilique, provocando um bate-boca entre os dois.
No fim das contas, após tamanha confusão, a médica acaba sendo expulsa da fazenda por Tertulinho, mas ficará tensa com as ameaças do vilão, especialmente em relação ao filho. Acontece que, no passado, Candoca, acreditando que José estava morto, permitiu que Tertulinho registrasse Manduca como filho dele, e assim, o crápula se tornou legalmente o pai do garoto, podendo reivindicar a sua guarda a qualquer momento. E é exatamente isso que acontece.
José fica furioso ao descobrir que pode perder a guarda de Manduca para Tertulinho
Tertulinho vai procurar Candoca e revelar que decidiu pedir a guarda de Manduca. A mocinha tentará demover o ex da decisão, afirmando que o filho deve ser cuidado pela mãe, mas ele afirmará já ter tomado a decisão, deixando a médica tensa, a final, ela não havia contado nada para José.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
O protagonista, por sua vez, ficará furioso ao descobrir tudo isso, e principalmente pela omissão da médica por todo esse tempo. Candoca tentará se justificar, falando que acreditava que José estava morto e que decidiu registrar Manduca como filho de Tertulinho pensando no futuro do garoto. “Ele tava lá, me deu a mão quando eu mais precisei. Ele cuidou de mim e de Manduca”, dirá ela.
Mesmo inconformado, o empresário tentará ser compreensivo. Depois, porém, o casal chegará a fazer às pazes, e o protagonista prometerá reverter essa situação na justiça.
Vale destacar que o folhetim é escrito por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.