Uma das grandes estrelas de A Favorita foi Juliana Paes, que vinha em ascensão na carreira, além de ter se tornado um dos rostos mais famosos e desejados da Globo. Muita gente, no entanto, foi pega de surpresa e ficou se entender o motivo de Maíra, sua personagem no folhetim, ter deixado a trama de maneira tão repentina.
Diferentemente de muitos atores que gravam apenas uma participação especial, com um prazo curto pré-determinado, Juliana tinha previsão de integrar o elenco fixo da novela, com sua personagem tendo um arco desenvolvido até os últimos capítulos. Porém, Maíra acabou sendo morta pela vilã Flora (Patrícia Pillar) quase na metade do folhetim, deixando a impressão de que a sua participação na trama ficou incompleta.
A justificativa foi de que Maíra, que era uma jornalista colega de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), sabia demais e acabou sofrendo uma queima de arquivo. Atacada por Dodi (Murilo Benício), aliado da vilã, ela foge, mas acaba sendo atropelada e levada ao hospital em estado grave. Na UTI, Flora trata de “finalizar o serviço”, se disfarçando de enfermeira e entrando no quarto da jornalista para desligar os aparelhos que a mantinham viva.
Juliana Paes foi cortada de A Favorita para protagonizar Caminho das Índias
O motivo da saída repentina de Juliana Paes de A Favorita foi inusitado: a autora Glória Perez queria a atriz como protagonista de Caminho das Índias, novela que sucedeu A Favorita no horário nobre da Globo, em 2009.
Essa prática de autores solicitarem atores já escalados para outras novelas estava em desuso na emissora desde os anos 1970, e desde então, o canal sempre prezou por uma organização maior nesse sentido para que nenhum folhetim fosse prejudicado.
Veja também: Por que A Favorita? Cena final com Flora e Donatela explica nome da novela
Glória Perez, no entanto, bateu o pé, e de tanto insistir, a Globo ordenou, então, que a participação de Juliana Paes em A Favorita fosse interrompida para que ela se preparasse para o próximo folhetim. No fim das contas, essa acabou sendo uma decisão e tanto, já que Caminho das Índias se tornou um grande sucesso e alavancou ainda mais a carreira da atriz.