Vem se tornando uma das marcas do autor Walcyr Carrasco, novelas que contam com uma grande volta por cima da protagonista, com mocinhas sofredoras que são humilhadas pelos vilões, mas depois têm um retorno triunfal para se vingarem. E isso se enquadra perfeitamente em Chocolate com Pimenta com Ana Francisca (Mariana Ximenes).
Logo no início da trama, a mocinha já presencia o assassinato do seu pai e tem de fugir da fazenda onde vivia com ele para o sítio da sua família, no interior de Ventura. Após tentar se adaptar melhor à cidade, ela começa a se envolver com Danilo (Murilo Benício).
O momento, que seria marcante para ela, quando vai dar o seu primeiro beijo com ele, acaba se tornando um grande trauma, já que a vilã Olga (Priscila Fantin) vai, junto com outros colegas, flagrar o momento íntimo dos dois e zomba dela. O mocinho, que havia participado desse plano, acaba mostrando arrependimento, mas não é o suficiente para ela perdoá-lo — pelo menos por enquanto.
E o momento mais traumático e emblemático na vida de Ana Francisca é, sem dúvidas, quando ela acaba levando um banho de tinta em pleno baile de formatura, após uma armação de Olga e Barbara (Lília Cabral). Ela é ridicularizada diante de toda a cidade, e passa a acreditar que Danilo estava por trás daquilo para humilhá-la.
Para piorar a situação, a jovem estava grávida e ia aproveitar o momento justamente para anunciar a novidade para o amado. Porém, após a humilhação e o trauma, ela decide se afastar de vez dele e cuidar do seu filho sozinha.
Ana Francisca dá a volta por cima
Mas é claro que Aninha não passaria toda a trama vivendo apenas de momentos ruins, e também teve sua virada clássica e característica das novelas de Walcyr Carrasco. Depois de ter sofrido a humilhação no baile de formatura, ela é acolhida por Ludovico (Ary Fontoura), o dono da fábrica de chocolate da cidade.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
O ricaço faz uma proposta inesperada para ela, querendo se casar com a mocinha e assumir o filho que está esperando. Ana aceita a oferta e vai viver com Ludovico em Buenos Aires, na Argentina. Sete anos depois, a jovem retorna com seu filho para Ventura, agora como uma mulher fina e pronta para assumir o comando da fábrica, além de prometer vingança contra aqueles que a humilharam.