Logo no primeiro capítulo de Travessia, acompanhamos que a abertura nos trouxe imediatamente uma familiaridade. Afinal, a música-tema da novela foi utilizada incansavelmente pela dramaturgia. De acordo com o colunista Nilson Xavier, a última utilização do hit Tempos Modernos, originalmente na voz de Lulu Santos, foi na abertura da temporada 2012 de Malhação.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
Depois, em outras novelas, a mesma canção foi utilizada. A primeira vez foi em Sol de Verão (1982), de Manoel Carlos. Outras ocasião foi na abertura brasileira de Rosa Selvagem (1991). Mas, a prática de novelas repetirem músicas é comum.
Destacamos algumas trilhas que foram repetidas:
Amor de Mãe e Vidas em Jogo
Um dos casos mais recentes foi a música É (Nosso Amor), de Gonzaguinha. A canção embalou a abertura de Amor de Mãe (2020). No entanto, esta mesma faixa foi a música-tema de Vidas em Jogo, novela da Record de 2011.
O Tempo Não Para e Caminho das Índias
Novela das sete de 2018, O Tempo Não Para tem uma música famosa de Cazuza com exatamente este título. Apesar disto, optou-se por uma regravação da faixa Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, de Raul Seixas, na voz de Ivete Sangalo. Esta mesma música foi utilizada na trilha sonora de Caminho das Índias (2012), porém com uma regravação de Nando Reis.
Veja também – Cria de Dias Gomes: Ex-autora global prometeu sucesso, entregou novela-bomba e foi demitida
Além do Tempo e Da Cor do Pecado
Uma das músicas mais consagradas de Cássia Eller, Palavras ao Vento ficou conhecida por ser tema do par romântico formado por Paco e Preta em Da Cor do Pecado (2004). Em 2015, a mesma música esteve na abertura de Além do Tempo.
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Segundo Sol e Tempos Modernos
Outro clássico eternizado por Cássia Eller, O Segundo Sol apareceu tanto na trilha sonora de Tempos Modernos (2010), como também na abertura da novela das nove homônima de 2018. A diferença é que, ao invés da canção original na voz de Eller, na abertura de Segundo Sol optou-se por uma regravação com BaianaSystem.
Veja também – Saiba qual novela passou por um vexame tão grande que a Globo apagou as fitas do arquivo
Império e Roque Santeiro
Recordista de participações em trilhas sonoras de novelas, Roupa Nova teve várias músicas utilizadas por mais de uma vez em novelas. Foi o caso de Dona, música-tema da Viúva Porcina em Roque Santeiro (1985), que voltou às novelas na trilha-sonora de Império (2014).
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica