O embate entre Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) vai pegar fogo nos próximos capítulos de Mar do Sertão, e isso acabará respingando no coronel Tertúlio (José de Abreu), que chegará a protagonizar uma briga feia com o próprio filho.
Tudo tem início quando Candoca (Isadora Cruz) decide se separar de vez do vilão e ter uma reaproximação com o seu ex-noivo, aceitando o convite para trabalhar na empresa dele. Ao ficar em um hotel junto com Zé Paulino, os dois acabam se beijando e engatando um novo relacionamento, algo que deixa Tertulinho fora de si.
Animado, o protagonista trata logo de convidar a mocinha para ir morar com ele nas terras do Catende. O vilão descobre os planos do casal e em uma crise de ciúmes, decide derrubar a casa de Daomé (Wilson Rabelo). Ao descobrir a demolição, o coronel Tertúlio ficará furioso e discutirá com o filho.
Mas essa boa fase na vida de Zé Paulino fará com que ele também se reaproxime do seu filho, Canduca (Enzo Diniz). Ao descobrir que Tertulinho foi o responsável pela demolição da casa de Daomé, os dois terão um novo confronto. Manduca acabará presenciando a briga, que só termina após a chegada de Candoca, que repreenderá os dois.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Momentos depois, a médica levará o filho para o seu consultório, mas como está com muitos pacientes para atender e não pode deixar o garoto com Rosinha (Sara Vidal), ele a pressiona para ir embora, até que José passa pelo local e se prontifica a ficar com o filho.
Manduca olhará ressabiado para o mocinho, mas para tentar quebrar o gelo entre os dois, Candoca sugere que eles tenham “um dia só de meninos”. Assim, José desmarca todos os seus compromissos e convida o garoto para cavalgar. Aos poucos, os dois vão se soltando, até que o mocinho conta ao filho tudo sobre o acidente que sofreu. “Tô feliz que você não morreu”, dirá Manduca, deixando o pai emocionado.