Às pressas, os planos com relação ao futuro da faixa de reprises vespertinas da Record foram alterados. A ideia de trazer Amor e Intrigas (2007) foi abortada, diante da experiência frustrante e recente com Chamas da Vida (2008).
Veja também – Saiba qual ator de Os Dez Mandamentos esperou sair da Record para discursar a favor da maconha
Agora, as novelas bíblicas passam a ter espaço também nas tardes da emissora. Havia forte resistência por parte de uma ala de executivos, que concordavam em dedicar o horário exclusivamente às tramas adultas.
A questão é que este argumento de parte dos executivos foi derrubado, depois dos consecutivos problemas de audiência. O SBT, mesmo com suas questões relacionadas a instabilidade da grade de programação, tem conseguido se sobressair diante das reprises da Record em diversos momentos.
Então, a ala que queria as novelas bíblicas nas tardes da emissora dos bispos acabou vencendo e a reprise de Amor e Intrigas (2007) que estava sendo preparada acabou sendo deixada de lado. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, o objetivo é reverter o quadro crítico enfrentado pela grade vespertina, que acaba impactando o desempenho do Cidade Alerta.
O policialesco apresentado por Luiz Bacci perde para a Band em diversos momentos e parte da culpa tem sido atribuída a crise de audiência enfrentada pelas reprises. Completando sete anos de sua primeira exibição, Os Dez Mandamentos foi a escolhida para esta nova fase das novelas da tarde da Record.
Veja também – Globo comeu poeira: Confira cinco novelas da concorrência que fizeram sucesso no exterior
Trata-se do maior fenômeno da história da teledramaturgia fora da Globo. Até hoje, ainda não foi registrada uma audiência semelhante em uma novela que não seja da emissora carioca. Estima-se que cada capítulo custou cerca de 700 mil reais, em uma estrutura de cenários e produção elogiada internacionalmente.
Originalmente com 242 capítulos, Os Dez Mandamentos fez com que uma novela das nove global perdesse a liderança e fosse completamente rejeitada. Com a nova reprise que estreia no próximo dia 10 de outubro, será a terceira vez que a trama é apresentada pela emissora, tendo sido a última entre janeiro e março deste ano.