Tenório (Murilo Benício) acabará tendo sua série de crimes expostas por Zaquieu (Silvero Pereira) depois que vier a perder a vida em Pantanal. Na mira de Renato (Gabriel Santana), pelo fato de assumir a culpa pelo crime no lugar de Alcides (Juliano Cazarré), o ex-mordomo de Mariana (Selma Egrei) será salvo por Juma (Alanis Guillen) da morte e, posteriormente, será pressionado por Zuleica (Aline Borges), Marcelo (Lucas Leto), José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes).
Na ocasião, os familiares do personagem de Murilo Benício vão querer saber acerca do paradeiro do amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), já que não estão acreditando na história contada pelo rapaz acerca da morte do vilão. Será, portanto, nessa hora que Zaquieu confessará: “Eu estive com o Alcides tempo suficiente para dizer que essa história deveria terminar aqui, dona Zuleica, pelo bem da memória do Tenório”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Logo depois, o personagem de Silvero Pereira revelará, de uma vez por todas, a respeito dos vários crimes cometidos pelo antagonista, entre eles grilagem, morte encomendada, gado roubado de Leôncio e outros. Isso, no entanto, deixará todos em estado de choque, fazendo, então, com que eles desistam de saber quem foi o verdadeiro autor do assassinato.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.