Enquanto o cinema tem como maior premiação o Oscar, a TV tem o Emmy Internacional. Em 2022, o Brasil recebeu três indicações. Primeiramente, por conta da série Onde Está Meu Coração, a atriz Letícia Collin foi indicada a categoria de Melhor Atriz.
Veja também – Não agradou: Veja cinco novelas que tiveram finais decepcionantes
Ao prêmio de Melhor Documentário, temos a indicação d’O Caso Evandro (Globoplay). Para Melhor Telenovela, Nos Tempos do Imperador está concorrendo e pode se unir a outros casos conhecidos de novelas que ganharam o Emmy.
Aproveitaremos a expectativa para a edição 2022 do Emmy para relembrar algumas novelas que nos deram orgulho e conquistaram a premiação. Acompanhe:
O Astro
Apesar de não ter alcançado o resultado esperado no Brasil, O Astro agradou aos críticos que integravam a 40ª edição do prêmio ofertado pela Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão. O remake aconteceu em 2011, mas a novela só ganhou a premiação no Emmy de 2012.
Na ocasião, o autor responsável pela adaptação, Alcides Nogueira comemorou a premiação: ”Sou de uma geração de autores que sempre admirou e desejou o Emmy. Ganhar esse prêmio, ainda mais na sua 40ª edição, enche meu coração com uma alegria indescritível. Eu me sinto honrado“.
Veja também – Confira cinco novelas que tiveram capítulos jogados no lixo e precisaram ser regravadas
Caminho das Índias
Diante da conhecida proposta de Gloria Perez em fazer tramas que retratem povos e localidades, Caminho das Índias seguiu exatamente aquilo que se propôs. Foi uma novela que trouxe a Índia para as casas dos brasileiros, tal qual ocorreu em O Clone quando abordou a cultura muçulmana.
Em novembro de 2009, a 37ª edição do Emmy premiou o triângulo entre Maya, Raj e Bahuan como a Melhor Telenovela. Perez foi a público comemorar afirmando que a telenovela é um gênero que é a cara do nosso país: “Eu estou muito emocionada, pois a telenovela é algo muito próprio do Brasil“.
Veja também – Confira cinco novelas que fizeram sucesso como livros muito antes de irem para a TV
Lado a Lado
Uma outra novela que conquistou a maioria dos votos dos críticos do Emmy foi Lado a Lado. Gravada no preservado patrimônio histórico da humanidade, o Centro Histórico Maranhense, era uma trama que retratava um período específico e muito marcante da história do Brasil: o momento posterior à abolição da escravatura, a partir da luta de populações do Rio de Janeiro.
A premiação ocorreu no Emmy Internacional de 2013 e Lado a Lado conseguiu superar Avenida Brasil, considerado um dos últimos fenômenos recentes. O diretor Vinícius Coimbra comparou a novela à um patrimônio histórico: “Gravamos essa novela sobre o povo brasileiro, mas, acima de tudo, foi para o povo brasileiro não se esquecer da sua história“.
Veja também – Cinco novelas que prometeram muito, mas não entregaram nada de bom
Joia Rara
O ano de 2014 foi de muita alegria para os executivos responsáveis por Joia Rara, novela com atuações estrelares de Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia, Carolina Dieckmann, Domingos Montagner, Nathalia Dill, Mel Maia e Nelson Xavier.
Dirigida por Amora Mautner, a novela levou a estatueta de Melhor do ano na edição do Emmy de número 42. Duca Rachid e Thelma Guedes celebraram a conquista. ”Escrevemos esta história com o coração, pensando em levar uma mensagem de paz e compaixão”, disse Thelma, endossada por sua parceira, Rachid: ”Acho que já é uma vitória ficar como finalista deste prêmio. Já me sentia recompensada pelo próprio trabalho”.
Veja também – Confira cinco novelas que fizeram sucesso no Brasil, mas não deram certo no exterior
Império
Recentemente reprisada pela Globo durante a pandemia diante das restrições sanitárias que impediram o andamento normal de Amor de Mãe, Império foi uma novela de Aguinaldo Silva que acompanhava o comendador Zé Alfredo (Alexandre Nero), homem que é foco de um jogo de muito poder envolvido.
Na 43ª edição do prêmio, o folhetim foi considerado a Melhor Telenovela do mundo. Foi o mesmo ano em que a série Doce de Mãe, protagonizada por Fernanda Montenegro, ganhou o prêmio de Melhor Comédia. Um dos integrantes do elenco, Paulo Betti comentou na época: ”Esse reconhecimento coroa um trabalho que me fez feliz em todos os aspectos. O prêmio faz com que a novela seja mais vista e atinja mais pessoas”.
Veja também – Globo comeu poeira: Confira cinco novelas da concorrência que fizeram sucesso no exterior
Malhação: Viva a Diferença
Coroando mais uma obra prima de Cao Hamburger, o Emmy Internacional atestou o quanto Malhação: Viva a Diferença foi uma boa experiência da Globo. Ao acompanhar a amizade em comum de um grupo de cinco garotas, a trama discutia exatamente o quanto as diferenças podem unir pessoas. Viva a Diferença tornou-se posteriormente um spin-off, intitulado As Five.
A novela levou o Emmy Kids 2018, enquadrada na categoria Melhor Série. Para levar a estatueta, a Globo conseguiu superar produções aclamadas em países como a Alemanha, Austrália e Canadá. ”O reconhecimento internacional a esse trabalho é importante para celebrarmos a diversidade da sociedade e da cultura brasileira, nosso maior bem”, destacou o diretor Paulo Silvestrini ao receber o prêmio.
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Órfãos da Terra
Uma das primeiras do Brasil a retratar o drama de refugiados, Órfãos da Terra foi uma novela de 2019 escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes. Foi justamente através destas mesmas autoras que a Globo levou o mesmo prêmio por conta de Joia Rara. Muito antes de sua estreia, as movimentações dos bastidores davam a entender que a emissora sabia que lidaria com um grande sucesso.
Tanto é que, em dezembro de 2017, a novela das seis chegou a ser cotada para a faixa das 23h, sucedendo Onde Nascem os Fortes. No entanto, após a experiência frustrante de Espelho da Vida, Órfãos da Terra foi rapidamente recolocada a seu lugar de origem e estreou no horário aumentando a audiência em cerca de 2 pontos. Rachid comentou: ”É muito bom ter o seu trabalho reconhecido […] é saber que nossa história de acolhimento e empatia tem sensibilizado pessoas em todo o mundo”.
Veja também – Vai terminar nunca? Saiba quais foram as cinco novelas mais longas da história da TV
Verdades Secretas
Recentemente responsável por ganhar uma continuação, Verdades Secretas ganhou o Oscar da TV mundial no ano de 2016, desbancando A Regra do Jogo. Exibida na faixa das 23h, a trama foi bastante aceita no Brasil e abordava temas polêmicos, como o famoso book rosa.
Walcyr Carrasco se sentiu lisonjeado por ter criado a novela e declarou ter feito ”uma novela inovadora, que trouxe assuntos polêmicos, como a prostituição no mundo da moda – o famoso book rosa – e a destruição humana causada pelo crack. Foi libertador escrevê-la“.