Destaque na novela Pantanal, a personagem Zuleica causou surpresa e revolta em parte do público ao decidir ficar com Tenório (Murilo Benício), vilão que já tinha uma relação abusiva com sua ex-companheira, Maria Bruaca (Isabel Teixeira).
Porém, em entrevista à revista Quem, Aline Borges, intérprete da personagem, fez um balanço do seu papel e confessou que Zuleica errou na sua decisão de ficar com o vilão. “Zuleica errou quando escolheu ficar com Tenório lá atrás. Mas a arte imita a vida e é preciso que por meio dela a gente reflita a nossa sociedade, as opressões, esse lugar da mulher que acaba subjugada e se permitindo passar por opressões de homens que têm o pensamento cômodo. Tenório acha que mulher é menor, que mulher nasceu para servir”, disse.
Aline afirma que jamais aceitaria viver a mesma situação da sua personagem, e lembra que já teve uma relação abusiva no passado. “Hoje, com a minha consciência, jamais. Mas tenho 47 anos; aos 20, eu tive uma relação abusiva. Eu me coloquei em situações não parecidas com a de Zuleica, mas tão ruins quanto. Foram situações em que não consegui enxergar o meu valor porque eu estava ali para apoiar aquele homem”, contou a atriz, revelando, ainda, que recebe várias mensagens de espectadoras que enfrentam a mesma situação da sua personagem.
Veja também – Pantanal: cara a cara com José Leôncio, Velho do Rio revela mistério sobre morte e explica por que nunca apareceu para ele
A declaração da atriz surge logo depois das notícias que revelam o desfecho de Zuleica. Na trama das 21h, Tenório acabará sendo morto de forma brutal por Alcides (Juliano Cazarré), que se vinga após ser estuprado pelo vilão. Mas essa morte do grileiro não deixará a personagem desamparada. Viúva do vilão, ela dará a volta por cima e acabará a história ao lado de um bom homem: Eugênio (Almir Sater), que deixará de ser chaneleiro.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.