Nos próximos capítulos de Pantanal, Tadeu (José Loreto) finalmente irá descobrir que não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira). Triste com a descoberta, o peão, que só aceita se casar com Zefa (Paula Barbosa) se o protagonista também subir ao altar ao lado da sua mãe, Filó (Dira Paes), decide partir da fazenda.
O peão nem sequer se despede dos amigos e familiares, e anuncia a sua partida apenas tocando o berrante. “Num tem nada que se despedî, Tadeu… Essa nunca foi tua casa… Essa vida nunca foi tua!”, dirá ele.
De forma surpreendente, quem decide intervir nessa situação e convencer Tadeu a voltar para a fazenda é o Velho do Rio (Osmar Prado). Logo quando o peão está de saída, a entidade, que aparece para poucas pessoas na trama, cruza o caminho de Tadeu. “Apeia desse cavalo”, pedirá o ancião. “O sinhô… O sinhô é o Véio do Rio?”, reagirá o peão, abismado com a aparição. “Sô. Mais por muito tempo me chamaram de Juventino”, revelará.
Durante a prosa com o Velho do Rio, Tadeu, então, desabafa e lamenta não ser filho de José Leôncio. “Num nasci dele, num tenho o sangue dele nem nada… Sô fio d’uma morena de currutela que nem sabe dizê quem foi o meu pai…”, falará.
Veja também: Com morte de Tenório, Zuleica vira o jogo, encontra novo amor e termina a novela feliz
O Velho, então, tem uma conversa franca e emocionante com Tadeu, confirmando que José Leôncio realmente não é seu pai, mas tenta justificar a relação do peão com o protagonista. “Nóis num tâmo falâno de sangue… Nóis tâmo falâno de amô”, iniciará. “Ocê num ia ganhá minha sela se num fosse um Leôncio”, continuará o ancião, que ainda aconselha Tadeu a pelo menos se despedir do paise realmente estiver decidido a partir. “Fala que ocê teve cumigo e eu te chamei de neto”, finaliza.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.