Tadeu usará uma estratégia que surpreenderá José Leôncio (Marcos Palmeira), Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) durante sua disputa pela sela de prata de Joventino (Irandhir Santos) na reta final de Pantanal. Disposto a ganhar o prêmio, o filho de Filó (Dira Paes) pegará os irmãos no pulo, mesmo tendo se atrasado na largada, e, com isso, sairá vitorioso na trama adaptada por Bruno Luperi.
Em cenas dos próximos capítulos, os três irmãos estarão se preparando para realizar a prova. Porém, quando ela for iniciada, Jove e Lucas partirão na frente, enquanto Tadeu ficará para trás, parado, somente observando os dois de longe. Contudo, o que ninguém esperava era que, no final das contas, o personagem de José Loreto fosse ultrapassá-los e, assim, vencer a competição.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.
O encontro emocionante de Tadeu com o Velho do Rio
Na reta final de Pantanal, novela das 21h da Globo, Tadeu (José Loreto) verá o Velho do Rio (Osmar Prado) no momento mais difícil da sua vida. Essa será a primeira vez que os dois irão se encontrar e toda verdade sobre a origem do peão será revelada.
Tudo começa quando Tadeu ouve uma conversa reveladora entre Filó (Dira Paes) e Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Na ocasião, ele ouvirá o fazendeiro dizendo que não é o pai biológico dele. “Eu morro de medo que meu Tadeuzin descobre que ocê não é o pai dele, Zé. Não sei o que pode acontecer com esse menino se ele sabe“, falará Filó. “Mais arguém sabe dessa história?“, perguntará Zé. “A Juma. Ela disse que o Velho do Rio disse que o Tadeuzin não era neto dele“, responderá a companheira.
Nesse momento, Tadeu sairá totalmente transtornado e resolverá juntar suas coisas para deixar o Pantanal para sempre. “Me enganaram a vida inteira, ele e a mãe. […] Vou picá a mula daqui. Nunca mais ninguém vai ouvir falar de mim“, dirá ele aos prantos.
Abalado, o peão montará em um cavalo e sairá sem destino pela mata. De repente, o Velho do Rio aparecerá na sua frente e ele ficará surpreso. “Onde é que tá indo com tanta pressa, Tadeu?“, perguntará a entidade. “O sinhô é o Velho do Rio?“, perguntará o jovem. “Ocê pode também me chamar de Joventino, meu neto“, falará o homem que vira sucuri.
Em seguida, os dois se acomodarão perto de uma árvore e darão início a uma conversa emocionante. “Eu ouvi ele [Zé Leôncio] conversando mais a mãe na cozinha. Eu ouvi também quando a mãe disse que o senhor falou pra Juma [Alanis Guillen] que eu não sou seu neto“, falará Tadeu. “Eu tava falando de sangue, não de ‘amor’. Claro que ‘ocê’ é meu neto!”, rebaterá o Velho.
“Mas como é que eu posso ser seu neto, se eu não sou ‘fio’ dele?“, perguntará o jovem. “E quem é que falou que ‘ocê’ não é ‘fio’ dele?“, insistirá o veterano. “Eu não tenho o mesmo sangue dele, ‘véio’. Sou ‘fio’ de ‘muié’ de currutela, que nem sabe quem é meu pai”, rebaterá o peão. “Eu já te falei e repito: não tou falando de sangue, tou falando de amor!“, insistirá o véio.
No final, o Velho do Rio convencerá Tadeu a voltar para casa e comunicar à família sobre conversa que os dois tiveram. Emocionado, o personagem de José Loreto assim o fará. “Ele me falou que eu sou neto dele, pai. Que eu sou neto do amor”, dirá o rapaz, sorridente. “Você sempre foi meu filho, desde ‘titico’, desde moleque”, responderá Zé Leôncio, dando um abraço apertado no herdeiro.