O destino dos principais personagens de Pantanal já parece estar traçado nessa reta final da novela das 21h da Globo, com algumas decisões difíceis de serem tomadas. E uma delas envolve José Lucas, personagem de Irandhir Santos.
O peão engatou de vez um relacionamento com Irma (Camila Morgado), e disposto a fazer tudo dar certo, ele decidiu que irá assumir o filho que ela teve com Trindade (Gabriel Sater). Mas um dos maiores temores de Zé Lucas é contar a sua decisão para o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira).
A reação do rei do gado, no entanto, vai surpreender. O peão hesita ao tentar uma conversa franca, mas José Leôncio percebe e pede para que o filho seja direto: “Vai, bota pra fora o que você tá querendo me dizer”. “É sobre o menino… Eu vou tomar ele pra mim de vez. Eu vou dar o meu nome para ele, e isso não está em discussão”, iniciará ele, decidido. “Eu só quero saber se o senhor prefere que eu chame ele de Leôncio ou de Nada? E o senhor vai aceitar ele na sua família?”, completará.
Porém, para a surpresa do bom moço, José Leôncio reage de forma positiva, apoiando a decisão do filho e já especulando como o menino poderá se chamar. “E como vai se chamar o cramulhãozinho… Xeréu Trindade Leôncio? Bota o nome do avô dele, Antero. É… Antero Leôncio. O avô dele era uma pessoa de bem. […] Se é seu filho, não podia ser diferente”, dirá o fazendeiro, deixando Zé Lucas feliz e aliviado.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida originalmente pela extinta TV Manchete em 1990, depois de ter sido rejeitada pela própria Globo. O atual remake, protagonizado por Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa e Dira Paes, é adaptado por Bruno Luperi, que é neto de Benedito.