A Globo é líder de audiência e produz grandes sucessos através de sua teledramaturgia. Entretanto, isto não é algo absoluto e nem tampouco unânime. Por alguns momentos, a emissora lidou com novelas problemáticas.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
Por conta disto, há aqueles casos de títulos da teledramaturgia que não alcançaram os números esperados e causaram frustração aos executivos globais. Isto porque, para uma novela existir, é necessário um forte investimento publicitário por parte de grandes marcas.
Em caso de resultados aquém do esperado, as marcas fogem e o faturamento cai. Portanto, a responsabilidade envolvida em uma novela é grande. Para estes casos problemáticos, há um mito relacionado aos folhetins sem bons resultados. Muito se fala em um arquivo secreto, onde algumas novelas se perderam ou estão guardadas à sete chaves. São os casos a seguir:
Pacto de Sangue
Uma das poucas novelas em que a jornalista Sandra Annenberg chegou a fazer na época em que era atriz, Pacto de Sangue foi originalmente exibida em 1989 e ia ao ar na faixa das seis. Foi a última novela de Regina Braga na Globo. Depois disso, a autora foi demitida e não voltou mais à emissora.
Antes da trama problemática, Braga foi responsável por sucessos como o remake de Selva de Pedra e Tenda dos Milagres. O talento da autora foi descoberto pela Globo através de Doc Comparato, cineasta renomado e parceiro de longa data dos globais.
Veja também – Fiasco total: Saiba qual novela precisou de pedido de desculpas ao público por ser tão ruim
Gente Fina
Sabe o conceito de perder o rumo? Talvez, Gente Fina seja um excelente exemplo. A novela das seis foi a segunda após Pacto de Sangue, mas parece ter herdado parte do azar de sua antecessora. Isto porque, o folhetim começou bem e foi definhando aos poucos, afastando o público conquistado em O Sexo dos Anjos.
Escrita por Luís Carlos Fusco e Walter George Durs, por conta dos problemas de aceitação, sofreu intervenção por parte dos executivos globais para tentar reagir. Na reta final, foi acrescentada uma trama do tipo “Quem matou?“, o que não foi suficiente para alcançar os resultados esperados.
Veja também – Arrogância e grosseria: Conheça cinco atrizes das novelas que têm fama de serem antipáticas
Anjo de Mim
Temáticas voltadas ao espiritismo sempre obtiveram bons índices audiência nas novelas, mas em Anjo de Mim foi diferente. O fato de ser de autoria do consagrado Walther Negrão não poupou a novela de fazer parte do umbral dos fracassos.
Boa parte das reclamações problematizavam o fato de que, para poder inovar, a novela contava com um dos números mais extensos de protagonistas que já vimos nos folhetins. Tony Ramos, Vivianne Pasmanter, Paloma Duarte, Márcio Garcia, Carolina Kasting, Herson Capri e Helena Ranaldi estrelavam Anjo de Mim.
Veja também – Estrela das novelas das nove passou vergonha ao soltar gases em gravação: “Quem nunca?”
Desejo Proibido
Mais uma novela de Walther Negrão que é parte dessa lista, Desejo Proibido não será uma preocupação para os responsáveis por catalogar os arquivos da Globo para disponibilizar no Globoplay. A novela foi reduzida, diante da incapacidade em conseguir alcançar o sucesso.
Sem jeito, o autor até que tentou gerar um pequeno mistério no final, mas ainda assim não fez render nada de útil do ponto de vista de audiência. Até o último capítulo, a novela não conseguiu bater a meta mínima de 25 pontos e precisou ser encurtada, sob a desculpa de ser um ajuste referente ao Horário de Verão.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
Sinal de Alerta
Em plena década de 70, pouco se imaginava ver brasileiros discutindo sobre preservação ambiental. Até porque, em pleno século XXI, isso ainda não acontece. Ao apostar nesta temática, não se esperava outra coisa para a novela Sinal de Alerta, senão um péssimo desempenho.
Dias Gomes e Walter George Durst encabeçaram esta novela, considerada fraca e sonolenta, fazendo jus ao horário em que era exibida: 22h. Depois do fracasso com a exibição de Sinal de Alerta, a Globo decidiu dar uma pausa nos investimentos na faixa horária e substituiu as novelas das 22h por enlatados.