Batista (Luís Melo) sofrerá uma grande reviravolta na reta final da reprise de O Cravo e a Rosa, no Vale a Pena Ver de Novo. Candidato a prefeito da cidade, o banqueiro resolverá desistir da carreira política, sendo que, para completar, se jogará nos braços de Joana (Tássia Camargo) e ainda revelará a Fátima (Thais Müller) e Jorginho (João Cappelli) que Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal) são irmãs deles.
Tudo acontecerá quando o ricaço estiver prestes a ser candidato a prefeito e for chamado pelos membros do partido para se apresentar a imprensa. Enquanto isso, Catarina, ciente de que o pai está em dúvida quanto ao que deseja, pedirá a lavadeira para que se arrume toda, coloque um vestido e compareça ao evento.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Sendo assim, os planos do personagem de Luís Melo mudarão completamente, uma vez que, ao avistar Joana no local, ele largará tudo para viver o restante da sua vida ao lado da amada. “O meu coração não permite que eu continue com esta farsa! Para ser eleito, eu teria que negar meu coração. Só agora eu vejo isso. Eu amo a periquita!”, discursará o veterano, deixando a humilde emocionada e Marcela (Drica Moraes) se roendo de ódio.
Em seguida, Teodoro (Matheus Petinatti) é quem ficará com o cargo, e Batista sairá abraçado com a personagem de Tássia Camargo. Minutos depois, ele encontrará Fátima e Jorginho. Na ocasião, Batista decidirá abrir o jogo com as crianças e revelar a elas toda a verdade, depois que a menina ouvir Catarina chamá-lo de pai. “Fátima… Jorginho… Eu tenho muito que explicar a vocês. Mas a Bianca e a Catarina são suas irmãs!”, disparará.