A paciência e a cordialidade entre duas grandes parceiras parece ter se esgotado. De acordo com informações do colunista Cadu Safner, o clima entre o SBT e a Televisa deu uma estremecida nos últimos dias devido a um assunto que conhecemos muito bem.
Veja também – Cinco novelas mexicanas clássicas que iriam bombar caso fossem lançadas pelo Globoplay
Toda vez que o telefone dos chefões do SBT toca, é sinal de que chegará uma mudança na programação. Quem sempre faz os telefonemas é o chefe de todos os chefes, Silvio Santos. A última mudança retirou Carrossel e Esmeralda sem sequer a exibição de vários capítulos, pulando para o fim.
Isto prejudica a performance da audiência de toda a programação vespertina, afasta investimentos publicitários e faz com que os dramalhões mexicanos continuem no limbo e registrando índices aquém do que deveriam caso fossem exibidos em uma emissora de TV com maior estabilidade.
Nesta segunda-feira, 19 de setembro, entraram no ar outras duas reprises que serão exibidas por tempo indeterminado: Maria Esperança e Cristal. Até mesmo o cancelamento do Casos de Família, decretado por falta de audiência, foi revogado de última hora.
Veja também – Confira os casos de novelas mexicanas que enfrentaram boatos de maldições nos bastidores
Todo este cenário, de acordo com Safner, é motivo para que a Televisa comece a repensar. O atual acordo em vigor com o SBT está mantido até segunda ordem. O contrato está previsto para terminar em 2024 e, enquanto isto, os assédios da Globo não param.
Aproximação entre a Globo e a Televisa
Se percebe um enfraquecimento da TV aberta em comparação com as plataformas de vídeo. Nos últimos anos, o que vimos foi a Globo abandonar a tradicional periodicidade de lançamento de dramaturgia própria com as tradicionais séries nas noites de terça e quinta-feira, dando lugar a títulos enlatados.
Veja também – Autor famoso de novelas mexicanas é exposto por atriz e acusado de pedofilia; saiba quem!
Também, o fim de Malhação e os estudos para o encerramento da faixa das seis demonstram que os tempos são completamente diferentes. Inclusive, pode ser dado espaço a um mercado dominado pelo SBT até então.
Conforme citamos anteriormente, a Globo se animou com os resultados das novelas mexicanas em seu streaming. Agora, de acordo com o Notícias da TV, o que pode acontecer é a ida de títulos para a TV aberta. Como os direitos de filmes estão ficando cada vez mais caros, a solução seria colocar no ar alguns dramalhões consagrados.
Veja também – Cinco novelas mexicanas infantis que o SBT fez questão de estrear rapidamente no Brasil
Esta substituição deve ser testada com a ida das novelas mexicanas para a TV aberta aos sábados. Ainda não há confirmação oficial sobre o assunto, mas diante da intensidade de eventos registrados no ano passado, isto pode acontecer a qualquer momento e colocar em risco o império do SBT.
Também nos estudos, observou-se os momentos em que as novelas mexicanas fizeram sucesso na emissora de Silvio Santos e, mesmo depois do desgastante ciclo de reprises, ainda repetiram o bom desempenho na TV paga pelo Canal Viva.