Em A Favorita, Irene (Glória Menezes) desmascarará Flora (Patrícia Pillar) ao dizer que já sabe de todos os crimes cometidos por ela. A megera, então, não perderá tempo e aproveitará para humilhar a idosa no dia da missa de sétimo dia de Gonçalo (Mauro Mendonça).
“Como é que você se atreve? Como é que você teve coragem de vim a missa do homem que você matou!”, dirá Irene. Flora se fará de ingênua. “Não adianta mais mentir, Flora! Já sei quem você é. Assassina! Sai da minha frente”, gritará a senhora na igreja.
Irene contará como descobriu: “Eu ouvir você conversando com o Silveirinha, confessando que matou o meu filho e o meu marido”, disparará. Vendo que não tem jeito, Flora se mostrará de verdade. Nesse momento, a víbora voltará ao passado e explicará o motivo da sua ambição pela família Fontini.
Flora, por sua vez, se revelará dirá tudo o que pensa da professora: “A senhora é muito burra, dona Irene. Se acha muito inteligente só porque teve cultura, porque estudou no exterior. Mas no fundo, não passa de uma toupeira”, dirá, deixando a mulher passando mal. “Já vai morrer, dona Irene? Não, fica um pouco mais. Eu faço questão que a senhora assista aos próximos passos dessa história”. Revoltada, a professora cuspirá na cara da vilã. “Você vai arder no fogo do inferno, sua maldita!”, dirá.
Lara intervém e expulsa Flora da igreja em A Favorita
Lara chegará e verá tudo: “Mas o que é que você está fazendo aqui?”, perguntará. “Fica longe da minha avó, sai daqui”, prosseguirá. Flora será irônica: “Que bonitinho! A chapeuzinho vermelho veio salvar a vovozinha do lobo mal?”. “Vai embora daqui ou eu vou acabar com a tua raça!”, ameaçará a mocinha. “Tudo bem, eu já estou indo embora mesmo! Até qualquer dia”, finalizará a víbora.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.