Zé Leôncio (Marcos Palmeira) até hoje não conseguiu ver o Velho do Rio (Osmar Prado) na novela Pantanal. A entidade se recusa aparecer para o filho, mesmo já tendo se mostrado para algumas pessoas na trama. Mas, afinal, por que o Velho do Rio ainda não apareceu para Zé Leôncio na novela das nove?
O personagem de Osmar Prado é uma verdadeira incognita. Uma hora se comporta como gente, outra hora se parece com uma alma, sem contar quando vira uma sucuri — a maior de todas elas. A certeza que temos é que o Velho do Rio é um ser indecifrável e cheio de segredos. Além disso, ele só aparece para quem ele quer e no momento que ele quer.
Por esses motivos, Zé Leôncio não está convencido de que ele seja seu pai, o Joventino. Para o fazendeiro, o Velho do Rio é conversa “dessa gente”, uma lenda. No entanto, o companheiro de Filó está, redondamente, enganado. Além do ‘véio’ ser seu pai, ele é o verdadeiro protetor da família “Leôncio”.
Mas, por que o Velho do Rio não aparece para ele? Bem, a resposta só teremos no último capítulo de Pantanal, quando Zé Leôncio partir “dessa para melhor”. Após sua morte, ele terá um reencontro emocionante com o pai e será nesse momento que saberemos o motivo.
DESMASCARADO! Tenório é obrigado a confessar que quer matar Zé Leôncio, fica encurralado e tenta se esquivar: “foi burrada minha”
“Por que nunca [apareceu] pra mim? Eu que amei o sinhô, eu que sempre tive no seu rastro…”, perguntará o pai de Jove (Jesuíta Barosa). “Mas ocê nunca acreditou“, responderá o ‘véio’. “Eu nunca acreditei…“, reagirá Zé, entendendo o verdadeiro motivo. Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.