Em O Cravo e a Rosa, Edmundo (Ângelo Antônio) se apaixonou por Bianca (Leandra Leal) desde a primeira vez que a viu. Aos poucos, os dois foram ficando cada vez mais próximos, porém, como não é um homem de boa posição social, sofreu preconceito por parte de Batista (Luis Melo). Para piorar, Heitor (Rodrigo Faro) também fez de tudo para destruí-lo, pois queria se casar com Bianca.
Nos últimos capítulos da novela, no entanto, Edmundo, por fim, conseguirá ter um final feliz. Ele pedirá a mão de Bianca para Batista. A princípio, o banqueiro se fará de desentendido com a visita do professor: “O que quer, professor?”. “Nada do senhor”, responderá o mocinho.
Veja também – Resumo da novela O Cravo e a Rosa
Em seguida, Catarina entrará na conversa e dirá que Dinorá (Maria Padilha) confessou tudo o que fez para atrapalhar a vida de Edmundo. “E foi por causa de tudo que fizeram contra ele que foi parar na cadeia”, justificará a “fera”. “Agora que o senhor sabe que o amor é capaz de tudo, não pense mais em dote, não pense em casar a Bianca com qualquer pessoa que seja rica”, pedirá a esposa de Petruchio (Eduardo Moscovis).
Apesar de relutante, Joana repreenderá o amado: “O professor é um homem bom! E o professor vai casar com a Bianca de qualquer jeito”. Sem saída, Batista aceitará: “Rapaz, faça pelo menos o pedido”, falará ele. “Doutor Batista, o senhor me concede a mão da Bianca em casamento”, indagará o professor. “Sim”, finalizará, para a alegria de todos.