Em A Favorita, Gonçalo (Mauro Mendonça) descobrirá que Donatela (Claudia Raia) está viva e ficará chocado. Antes, porém, ele ficará sabendo de todos os crimes de Flora (Patrícia Pillar) e decidirá ajudar a ex-presidirária a desmascarar a megera.
Quando ficar cara a cara com Donatela, o senhor dirá como conseguiu descobrir os podres de Flora: “Eu segui a Flora. Eu vi com os meus próprios olhos ela negociando com o sequestrador da Lara. Ela sequestrou a própria filha. Meu Deus, como puder ser tão cego?” iniciará, com lágrimas nos olhos.
Donatela, por sua vez, tentará acalmar Gonçalo. “Eu nunca vou ter como me desculpar! Eu não estou tendo nem coragem de olhar para você”, dirá ele, arrependido. “Está tudo bem. O importante é o que o senhor sabe a verdade agora”, falará a personagem de Claudia Raia.
“Santo Deus como é que eu pude me deixar enganar por essa mulher? (…)”, dirá ele. “Não foi só o senhor que acreditou. A Flora é experta. Todo mundo acreditou que ela não era culpada”, falará dondoca. “Ela (Lara) sempre acreditou em você”, rebaterá o ricaço.
Gonçalo, com peso na consciência, pedirá perdão: “Pelo amor de Deus, minha filha. Eu preciso do seu perdão”, dirá ele. Donatela jogará na cara de Gonçalo: “Como é que vocês caíram na conversa da Flora. Como é que vocês acharam que eu era aquele monstro? Vocês conviveram comigo 20 anos”, dirá.
Para finalizar Gonçalo perguntará o que ele pode fazer para que ela o perdoe. “Me ajude a fazer justiça! Me ajuda acabar com a Flora”, pedirá. “Conta comigo, filha!”, concluirá o marido de Irene (Glória Menezes).