Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Solano (Rafa Sieg) chegará ao bioma para fazer uma matança a mando de Tenório (Murilo Benício). Sua primeira vítima, vale destacar, será Zé Lucas (Irandhir Santos), que levará um tiro e ficará bastante ferido. No entanto, ele só não morrerá graças à ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade, por sua vez, não deixará isso barato e sairá para caçar o jagunço.
Desaparecido após o atentado, Zé Lucas voltará à fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e surpreenderá a todos ao dizer que foi salvo pelo Velho do Rio. Após isso, o pai do peão passará a acreditar que a entidade existe e que se transformou no anjo da guarda de seus filhos.
Acontece que o homem que vira sucuri (a maior de todas elas) não deixará esse crime passar batido. Isso porque ele sairá em busca de Solano para lhe dar um recado e acabará o transformando em sua presa. Na ocasião, o Velho o encontrará na tapera de Juma e se apresentará como uma alma penada. “Quem é o sinhô?”, se espantará o jagunço. “Eu vim lhe seguindo faz tempo. ‘Tou’ aqui pra lhe dar um conselho: essa arma aí não pode ser disparada ‘ôtra’ ‘veiz’ aqui por essas bandas. Se for, ‘ocê’ morre”, ameaçará o avô de Jove (Jesuíta Barbosa).
Solano vira lanche de sucuri
Em seguida, Solano pegará sua espingarda e apontará para o Velho do Rio. “‘Exprimenta’… Atira, Solano!“, provocará a entidade. De repente, o ‘véio’ se transformará em sucuri e aparecerá enrolada no pescoço de pistoleiro, enquanto ele se debate no chão.
Apesar da agressividade, o Velho do Rio não irá matar Solano, mas deixará claro com quem ele está se metendo. Quem vai acabar com a vida o malvado será Juma (Alanis Guillen) alguns capítulos depois.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.