Tertulinho flagra Candoca com José Mendes, fica com ciúmes e promete tirar a vida do rival.
Em Mar do Sertão, novela das 18h da Globo, Tertulinho (Renato Góes) não vai gostar nenhum pouco de saber que Zé Paulino (Sergio Guizé) está de volta. Para piorar, ele flagrará o rival com Candoca (Isadora Cruz), sua mulher a essa altura, e ficará furioso. Morrendo de ciúmes, ele prometerá matar de vez o rival.
Zé Paulino passará por dez anos desaparecido após sobreviver ao grave acidente que sofreu na trama de Mário Teixeira. Durante esse lapso temporal, o vaqueiro se tornará um empresário muito rico e assumirá a identidade de José Mendes. Mais poderoso do que nunca, ele decidirá voltar a Canta Pedra em busca de vingança e causará a maior agitação na cidadezinha do sertão.
No entanto, Tertulinho não gostará nada de saber que o rival está de volta e vivíssimo. O ex-vaqueiro, vale destacar, não demorará muito para se revelar para Candoca. O reencontro do pombinhos acontecerá quando a jovem sofrer um acidente de cavalo e ser acudida por José Mendes. Apesar de casada com o almofadinha, ela não irá resistir ao ex-noivo e o beijará de primeira.
Tertulinho morre de ciúmes
Ocorrerá que filho de Deodora (Debora Bloch) flagrará os dois juntos e morrerá de ódio. Na ocasião, ele verá a mulher com o rival no hotel em que ele está hospedado na cidade. Revoltado, Tertulinho decidirá matá-lo pela segunda vez. A primeira, vale registrar, ocorrerá ainda na primeira fase, quando ele desligar os aparelhos que mantêm Zé Paulino vivo no hospital.
Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.