Em Mar do Sertão, novela das 18h da Globo, Zé Paulino (Sergio Guizé) escapará por pouco da morte. Graças a Adamastor (Everaldo Pontes), ele conseguirá sobreviver e voltará para Canta Pedra. No entanto, o vaqueiro se frustrará ao ver Candoca (Isadora Cruz) se casando com Tertulinho (Renato Góes) e prometerá voltar um dia para fazer justiça.
A vida de Zé Paulino irá virar pelo avesso após ter sofrido um grave acidente. Para piorar, ele perderá Candoca para o filho do Coronel Tertúlio (José de Abreu). O almofadinha, vale destacar, foi capaz de providenciar um velório falso, fazendo todos acreditarem que o rival realmente morreu.
Certa de que perdeu o amor da sua vida, a filha de Dodôca (Cyria Coentro) acabará deixando se levar pelas cantadas de Tertulinho. No final das contas, ela aceitará se casar com ele.
Por outro lado, Zé Paulino retornará para Canta Pedra após um ano se recuperando, mas se deparará com a noiva se casando com o rival. Revoltado, ele decidirá ir embora, mas prometerá a Daomé (Wilson Rabelo) que um dia irá voltar para fazer justiça. O pai do vaqueiro, por sua vez, ficará preocupado, mas não terá como impedir o sentimento de vingança do filho.
Após dez anos, Zé Paulino retornará à cidadezinha pela segunda vez, mas agora como José Mendes, um empresário bem sucedido. Com sangue nos olhos, ele colocará em prática sua vingança e não descansará enquanto não alcançar os seus objetivos.
VEJA TAMBÉM! Tertulinho enlouquece, tenta matar Zé Paulino no hospital e foge para não ser visto
Vale destacar que Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.