Em A Favorita, Catarina (Lília Cabral) é casada com Léo (Jackson Antunes), um homem perigoso e machista, que só faz mal a ela. Por outro lado, a dona de casa vai mudar de vida nos próximos capítulos ao se aproximar de Vanderlei (Alexandre Nero): “Eu amo a senhora”, dirá ele, assustando-a.
A princípio, Vanderlei e Catarina estarão em uma festa, na garagem de Copola (Tarcísio Meira). Entre um assunto e outro, o rapaz tomará a coragem de falar para a mulher o que sente por ela. “Todo mundo com sua cara-metade. Dona Catarina, eu… (…) Não sei falar bonito. Nem escrever sei, mas podia dizer uma coisa pra senhora com palavras simples, mas muito verdadeiras?”.
Catarina, então, ficará curiosa e pedirá para ele falar: “O que vou falar pra senhora, queria falar assim, com todas as letras, há muito tempo, mas a senhora era casada. Então, agora que se separou pra valer, que vai até morar em outra casa… Eu sinto uma coisa pela senhora, uma coisa assim tão grande, tão forte que eu acho que é amor. É isso. Eu amo a senhora”, disparará, deixando a veterana incrédula.
Percebendo isso, Vanderlei questionará a amada se falou algo de errado: “Desculpa, mas eu disse alguma coisa que magoou a senhora? Eu a ofendi?”. “Não, Vanderlei, absolutamente”, contará a personagem. “É que a senhora ficou muda. Não deu mais nenhuma palavra depois que eu disse que amo a senhora”, lamentará ele. “Não, é que. Poxa, nem sei o que dizer”, dirá a mulher de Léo.
Vanderlei vai além da declaração e pedirá a Catarina em namoro: “Dona Catarina, se eu, assim, por acaso, pedisse a senhora em namoro a senhora aceitaria namorar comigo?“. “Você tá falando sério?”, questionará a dona de casa. Ele avisará que sim. “É que se a gente, por acaso, assim, tiver algum envolvimento, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de me chamar de senhora”, rebaterá Catarina. “Ah, é isso? Claro. Não dá pra chamar a namorada de senhora…”.