Para provar que Zaquiel (Silvero Pereira) tem um bom coração e gosta de verdade de Alcides (Juliano Cazarré), o mordomo resolverá praticar um gesto de caridade com o peão e, assim, selar de vez a amizade com ele em Pantanal. Só para se ter uma ideia, Zaquiel será capaz de ceder o seu próprio quarto para que o funcionário da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) passe a noite com Maria Bruaca (Isabel Teixeira) na trama adaptada por Bruno Luperi.
“Você e a dona Maria podem muito bem ficar no meu quarto… Se vocês quiserem”, oferecerá o empregado de Mariana (Selma Egrei). Desconfiado, o personagem de Juliano Cazarré questionará: “E ocê ia fazê isso em troca de quê?”. “Nós somos amigos, não somos?”, devolverá o rapaz, que, em seguida, completará: “Você foi o primeiro amigo que eu tive desde que cheguei aqui… Quiçá um dos primeiros amigos heterossexuais que eu tive em toda minha vida. Nada mais justo que eu te querer bem, não é?”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Apesar disso, Alcides continuará suspeitando da generosidade do amigo. “Me quêre bem de que jeito?”, questionará o rival de Tenório (Murilo Benício), deixando o personagem de Silvero Pereira sentido e prestes a desistir da ideia. Porém, o peão logo tratará de consertar seu erro: “Ara, Zaquieu… Num precisa ficá bravo. Eu num quis ofendê ninguém. Só que eu também nunca tive um amigo, essas coisa, aí…”, confessará.
Gratidão a Zaquiel
Embora aconteça esse pequeno desentendimento, Alcides aceitará a proposta, fará as pazes com Zaquiel e ainda vai se declarar a Bruaca quando estiver à sós com ela no quarto, fato este que agradará e, ao mesmo tempo, deixará a mãe de Guta (Julia Dalavia) surpresa com o jeito do amante. “Ele (Zaquiel) tá me ensiâno a sê gente!”, sentenciará o homem da roça.