Em Mar do Sertão, nova novela do horário das 18h da Globo, Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Goés) serão grandes rivais. Essa rivalidade, aliás, ficará evidenciada logo nos primeiros capítulos da história, motivada pela disputa por Candoca (Isadora Cruz) e pelos elogios que Tertúlio (José de Abreu) fará ao rapaz.
Tudo terá início quando Zé Paulino salvar a vida de Tertulinho. O rapaz será picado por uma cobra e será justamente o vaqueiro quem prestará socorro. Como forma de gratidão, o filho de Tertúlio jurará amizade e lealdade ao homem, mas ele nem imaginará que ele é o noivo de Candoca, a jovem que despertou seu interesse.
Veja também – Tertulinho agarra Candoca à força, faz a mulher virar uma fera e ele apanha dela: “Se tocar em mim de novo vai se arrepender”
Quando ficar sabendo da história, Tertúlio vai querer conhecer o homem: “Você percorreu quase cinco quilômetro com meu filho nos braços? Em pouco mais de um quarto de hora?”, questionará ele. Apesar da vergonha pelos elogios, o rapaz confirmará. “Salvou a vida do meu menino! Eu queria era um filho assim!“, dirá o coronel.
Tertulinho, por sua vez, ficará profundamente enciumado. Quando ele estiver a sós com Daomé (Wilson Rebelo), ele voltará a elogiar Zé Paulino: “Uma légua pela mata, com um homem adulto nas costa… Cabra de fibra esse Zé Paulino! Eu queria era que Tertulinho fosse como ele”. O filho do coronel, no entanto, ouvirá tudo e ficará triste com a comparação.