A Globo colocou a Região Nordeste como protagonista de sua nova novela das seis. Escrita por Mário Teixeira, Mar do Sertão estreou na telinha na última segunda-feira, 22 de agosto, substituindo Além da Ilusão.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
Porém, esta não é a primeira vez que uma novela se passa no Nordeste. Existem alguns exemplos de tramas que fizeram sucesso absoluto na telinha e que também aconteceram nesta importante região do Brasil. Listamos os exemplos a seguir:
Cordel Encantado
Novelas das seis de 2011, Cordel Encantado é um belo exemplo para iniciar este ranking. Isto porque, apesar de retratar um Nordeste de época, a novela era um romance agradável e daqueles de encher os olhos.
Foi uma criação de Duca Rachid, Thelma Guedes e Thereza Falcão, estrelando Bianca Bin e Cauã Reymond nos papéis principais. Eles interpretam Açucena e Jesuíno, um casal cheio de amor e paixão, mas que estão em meio a uma constante disputa por poder e vingança.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
Senhora do Destino
Um outro novelão que se passou no Nordeste e que podemos exemplificar é Senhora do Destino, com Susana Vieira no papel da eterna Maria do Carmo. O folhetim clássico de Aguinaldo Silva aborda o êxodo rural e a constante migração de nordestinos para o sul do Brasil no século 20.
A história fala sobre a luta de uma mãe que fez o impossível para cuidar de seus cinco filhos, mesmo diante da fome severa e do desemprego. Com a filha recém-nascida sequestrada por Nazaré (Renata Sorrah), Maria do Carmo vai até o fim para trazê-la de volta aos seus braços.
Veja também – Cria de Dias Gomes: Ex-autora global prometeu sucesso, entregou novela-bomba e foi demitida
O Bem-Amado
Considerada uma das melhores novelas da história da TV brasileira, O Bem-Amado acontece em Sucupira, um pequeno povoado fictício baiano. Feita por Dias Gomes, a novela é um retrato fiel da sociedade brasileira.
O prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) protagoniza O Bem-Amado e ele é um político sem escrúpulos, que faz o possível para tirar proveito de tudo em sua volta e deixar o povo na miséria. Ele só não contava que a redenção de Zeca Diabo (Lima Duarte) seria a responsável por mudar todo o seu destino e atrapalhar seus objetivos.
Veja também – Confira cinco novelas que tiveram capítulos jogados no lixo e precisaram ser regravadas
Gabriela
Feita originalmente na década de 70, Gabriela teve remake em 2012 na Globo e também se passou no Nordeste. Mais especificamente, na cidade baiana de Ilhéus. A história acontece no município que abriga uma personalidade exótica e excêntrica: a menina Gabriela.
Se passando no Brasil dos anos 20, a novela é uma adaptação à obra literária consagrada de Jorge Amado. Em Gabriela, apesar dos esforços do amado Nacib, a moça não consegue se adaptar aos moldes da época e não esconde o quanto gosta do jeito que é.
Veja também – Autor criou novela das seis com a cara de Pantanal e negou plágio: “Não vi”
Tieta
Outro folhetim baseado em um romance de Jorge Amado, Tieta foi adaptada por Aguinaldo Silva em 1989 para ser uma novela das nove. Foi uma das maiores audiências já registradas pela TV até hoje e não é a toa.
A atuação de Betty Faria contracenando com a beata encarnada por Joana Fomm se tornou um ícone. Uma cidade fictícia do litoral sergipano chamada Santana do Agreste é onde acontece a trama, que aborda as contradições e a hipocrisia impregnada na cultura brasileira.