Sem dinheiro e sem ter onde morar, já que foi expulso da pensão de Dalva (Bia Nunnes), Edmundo (Ângelo Antônio) se viu obrigado a ir viver na rua na reprise de O Cravo e a Rosa. E nos próximos capítulos, Bianca (Leandra Leal) acabará encontrando-o novamente, mas, desta vez, em situação precária, fato este que a chocará bastante na trama de Walcyr Carrasco.
Isso, no entanto, fará com que a loira se coloque à disposição para ajudá-lo, porém não terá sucesso. “Eu não quero que me veja assim. Eu tenho vergonha”, comentará ele. “Você está com a barba por fazer, sujo e pegando moedas na rua”, rebaterá a filha de Batista (Luís Melo), assustada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Em seguida, o mestre, então, fará um desabafo: “Tudo o que eu fui e tudo o que eu tive se foi. Até as minhas esperanças. Olha para mim. Eu sou apenas um mendigo na rua. Sem futuro e sem presente. Olha para o meu corpo sem forças. Olha para o meu espírito quebrado. Não tenha pena de mim porque tudo foi minha culpa por não conseguir cuidar da minha própria vida”.
O desespero toma conta de Bianca
Preocupada com o amado, a personagem de Leandra Leal soltará: “Eu preciso fazer alguma coisa por você. Me peça que eu farei“. “Esqueça que um dia eu te disse palavras de amor. Case com Heitor (Rodrigo Faro). Ele é forte e sabe enfrentar a vida. Eu não sou nada”, falará ele, na sequência, se colocando para baixo.
Logo depois, Edmundo será curto e grosso ao pedir a moça para não procurá-lo mais. “Mas é claro que eu vou te procurar. Não posso deixar que você viva assim. Eu tenho que fazer alguma coisa”, retrucará ela, desesperada. “Esqueça que eu existo. Esqueça que um dia você conheceu um professor que acreditava que podia viver de poesias. Não quero que você me veja assim”, reforçará o sábio, fazendo-a chorar.