A Globo escolheu Chocolate com Pimenta para suceder O Cravo e a Rosa na faixa de reprises pós-Jornal Hoje. Com isto, a partir de setembro, teremos mais um clássico de Walcyr Carrasco nas tardes global.
Veja também – Chocolate com Pimenta ultrapassa Tieta e é a novela mais vista do Globoplay
Será a quarta reprise recebida por Chocolate com Pimenta em sua história, tendo sido a última em 2020 pelo Canal Viva na faixa nobre das 15h30. Originalmente produzida entre 2003 e 2004, a novela contou com alguns impasses nos bastidores.
Estes assuntos são poucos comentados ou, até mesmo, mantidos em segredo para evitar uma repercussão negativa em torno do folhetim. Com isto, confira cinco polêmicas sobre esta novela que foi um sucesso:
Constrangimento com ator
Interpretando a divertida personagem Bernadete (que depois se torna Bernardo), Kayky Brito sofreu bastante tanto nos bastidores, quanto nas ruas. Por trás das câmeras, o ator que tinha apenas 15 anos precisou se submeter a uma longa preparação para se vestir de menina, a qual contava com uma caracterização de uma hora.
Quando saía nas ruas, o preconceito era imenso e o constrangimento por parte do ator era constante. “Houve momentos em que pensei em desistir”, afirmou o ator durante uma entrevista na época.
Vingança de autor
Conhecido por sua personalidade forte, Walcyr Carrasco costuma trabalhar com atores que sabem muito bem quem ele é. Então, quem o-confronta pode sofrer sanções, como foi o caso de Elizabeth Savala. A intérprete da vilã Jezabel em Chocolate com Pimenta mudava constantemente suas falas.
Durante uma entrevista, Walcyr admitiu ter se vingado de Savala após ela ter sido alertada sobre a situação e ignorar completamente as recomendações: “[…] coloquei um problema na garganta [na personagem dela] e ela ficou muda por duas semanas”.
Veja também – Walcyr Carrasco odeia quem improvisa falas: Saiba qual outra atriz está até hoje na temida lista negra do autor
Racismo no elenco
Além de ter sido uma novela marcante no geral, Chocolate com Pimenta também se destacou por revelar talentos. Foi nesta trama que Sabrina Rosa, Keruse Bongiolo e Juliana Alves começaram suas carreiras.
No caso de Alves, a atriz tinha acabado de sair do BBB 3 e o preconceito dos colegas de elenco foi notório. Alguns anos após sua passagem por Chocolate com Pimenta, ela desabafou: “Sofri preconceito por ser negra e tive mais dificuldade em acreditarem em mim por ser uma ex-Big Brother”.
Veja também – Walcyr Carrasco revelou mágoa com Priscila Fantin, atriz de destaque em novelas como Chocolate com Pimenta e Morde & Assopra
Lília Cabral careca
Uma verdadeira polêmica foi instaurada com relação a uma sequência em que Lília Cabral precisaria ficar careca. Quando os resumos dos capítulos foram publicados por revistas sobre TV, iniciou-se uma grande repercussão em torno do assunto.
Interpretando a personagem Bárbara, ela ressurgiria das cinzas para atrapalhar o casamento entre Vivaldo (Fúlvio Stefanini) e Jezebel (Elizabeth Savalla). Mas, para aparecer careca, Lília conseguiu negociar com Walcyr Carrasco e não precisou raspar a cabeça de verdade. Ela contou com ajuda da maquiagem, que lhe colocou uma pele de látex.
Veja também – Atriz mirim de Chocolate com Pimenta lamenta falta de oportunidade na TV
Problemas com a Justiça
Considerada uma novela muito “picante” e adulta para ocupar a faixa das seis, Chocolate com Pimenta sofreu intervenção judicial durante sua exibição. Após um mês de sua estreia, a novela fez a Globo receber uma notificação do Ministério da Justiça (MJ).
O motivo era uma solicitação de readequação na Classificação Indicativa do título, que até então era não recomendado a menores de 10 anos. O MJ solicitou reclassificação para programa inapropriado a menores de 12 anos, por “desvirtuamento moderado de valores éticos e conflitos psicológicos atenuados”.
Veja também – Cinco grandes atores de Chocolate com Pimenta que não estão mais entre nós
No entanto, antigamente, a Classificação Indicativa era vinculada a horários de exibição, o que faria com que a Globo tivesse que retirar Chocolate com Pimenta da faixa das seis e exibi-la a partir das 20h. Após acordos e maiores esclarecimentos, a novela foi liberada e pôde continuar sua exibição normalmente, com a Classificação Indicativa de sempre.