José Lucas (Irandhir Santos) terá o seu destino literalmente traçado pelo Velho do Rio (Osmar Prado) nos próximos capítulos de Pantanal. Isso porque o veterano fará uma previsão para o futuro do neto, após ele se separar de Érica (Marcela Fetter), retornar ao bioma e ser vítima de um atentado planejado por Tenório (Murilo Benício) na trama adaptada por Bruno Luperi.
Depois de quase ver a morte de perto, o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) acabará sendo cuidado pelo avô na tapera até que ele se recupere por completo. Acontecido isso, o público, então, verá ambos em uma canoa navegando pelas águas do rio, quando o rapaz passará a refletir: “Eu fico me perguntando o que vai ser da minha vida depois disso tudo”. “Você vai seguir de encontro ao seu destino, como as águas desse rio”, rebaterá o guardião.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Desacreditado, Lucas logo confessará: “Meu destino parece um rio que não leva a lugar nenhum”. Porém, o personagem de Osmar Prado afirmará que “todos têm um destino” e ainda contará ao parente que o dele “é ir atrás das ideias que já estão passando por sua cabeça”, ou seja, a de almejar um cargo político.
Mesmo assim, o personagem de Irandhir Santos falará que não tem certeza se é isso exatamente o que ele quer, uma vez que não sabe se conseguirá dar conta do recado, alegando ser “muito difícil remar contra a corrente. “Não é o que você fez a vida inteira? Então você vai conseguir”, sentenciará o idoso, em cenas que vão ao ar em breve.