Em O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo logo após o Jornal Hoje, Josefa (Eva Todor), Heitor (Rodrigo Faro) e Dinorá (Maria Padilha) enfrentarão uma crise financeira. O vigarista, então, começará em pensar em formas de ganhar dinheiro de outra maneira fácil.
Assim, ele pressionará Josefa para revelar quem é seu verdadeiro pai, na esperança de ser herdeiro de uma fortuna. A mulher, então, contará tudo para o filho sobre seu passado: “Eu nunca fui a santa que você pensou que eu fosse. Na verdade eu sempre fui uma…”, falará a senhora, sem conseguir concluir.
“Mamãe, você está me dando um arrepio”, dirá Heitor. “Fale logo mamãe, fale logo que a senhora nunca foi casada, que nunca foi uma dama virtuosa, e que eu tenho um pai, e o Heitor outro”, falará Dinorá. Heitor, então, pressionará as duas a contarem tudo de uma vez.
Veja também – Calixto toma atitude e esclarece mal-entendido para evitar prisão de Petruchio
“É verdade, Heitor. Eu nunca quis revelar a você quem é o seu pai, mas agora a consciência me obriga a isso!”, dirá Josefa. “Estou sem palavras, mamãe”, responderá ele. “Eu só fiz isso para o seu bem. (…) Eu tenho certeza que o teu pai vai te estender a mão. Ele vai poder te sustentar”, falará a velha.
“Então diga, mamãe, quem é o meu pai”, perguntará ele. Logo em seguida, a mulher explicará que se trata de Calixto (Pedro Paulo Rangel), o caipira da fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis). Heitor, por sua vez, não conseguirá esconder a cara de decepção com a novidade.