Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Guta (Julia Dalavia) finalmente reencontrará Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Na ocasião, ela verá a mãe passando de chalana no rio e se surpreenderá a com a nova vida dela. A princípio, a jovem tentará falar com a genitora, mas perceberá um certo desprezo. No fim, a namorada de Marcelo (Lucas Leto) se chocará com um pedido inaceitável da mulher.
Desde que foi expulsa de casa, Maria Bruaca passou a viver na chalana de Eugênio (Almir Sater). Após isso, ninguém mais teve notícias dela, nem mesmo Guta. Apesar dessa situação, a jovem não perdeu as esperanças de reencontrar a mãe e sonha com esse dia. No entanto, quando acontecer, Guta não terá muitos motivos para comemorar. Isso porque Maria Bruaca não vai aceitar falar direito com ela.
Tudo começará quando a jovem estiver na beira do rio e ter a impressão ter visto a mãe na chalana. Maria, por outro lado, evitará olhar para a filha e seguirá na embarcação. Em seguida, Guta pegará um barco e, sozinha, irá ao encontro da sua genitora. Apesar de emocionada, Maria mandará a filha voltar para casa e se recusará a falar com ela.
“Pelo amor de Deus, Guta… Deixe a sua mãe viver a vida dela, tá? Agora vai, vai com Deus. Me deixa, me deixa…“, pedirá Maria. “Eu não posso, mãe… não posso fazer isso. Eu preciso falar com a senhora. Eu te amo“, insistirá a filha. “Eu também te amo, filha. Eu te amo muito!“, responderá Maria.
Pedido inaceitável de Maria Bruaca
No final, a ex de Tenório (Murilo Benício) fará um pedido inaceitável à filha. Na ocasião, ela pedirá para que Guta a esqueça e, em seguida, mandará Eugênio acelerar a chalana, deixando a filha para trás. “Espera, mãe!!!“, gritará a jovem, aos prantos. “‘Ói’, não vem atrás de mim, não. Agora eu sou ‘Maria Chalaneira’, não sou mais Bruaca mais não“, gritará a mulher, enquanto a chalana se distancia de Guta.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.