Uma notícia bastante chocante referente a paternidade de Tadeu (José Loreto) virá à tona nos próximos capítulos de Pantanal. Filho de Filó (Dira Paes), o rapaz acabará descobrindo que Zé Leôncio (Marcos Palmeira) não é o seu pai biológico e, com isso, decidirá fugir da fazenda e abandonar sua mãe. Porém, tudo mudará quando o Velho do Rio (Osmar Prado) aparecer e fizer uma linda revelação ao peão na trama adaptada por Bruno Luperi.
Incrédulo com a informação, o personagem de José Loreto sairá sem rumo com seu cavalo da propriedade do “rei do gado”, até que, no meio do caminho, se deparará com o guardião do bioma. Na ocasião, o ex de Guta (Julia Dalavia) contará tudo ao veterano sobre o que está se passando. “Eu ouvi ele [Zé Leôncio] conversando mais a mãe na cozinha. Eu ouvi também quando a mãe disse que o senhor falou pra Juma [Alanis Guillen] que eu não sou seu neto”, confessará Tadeu.
Contudo, o idoso tentará amenizar a situação e logo tratará de se explicar: “Eu tava falando de sangue, não de ‘amor’. Claro que ‘ocê’ é meu neto!”. “Mas como é que eu posso ser seu neto, se eu não sou ‘fio’ dele?”, questionará o jovem, sem entender. “E quem é que falou que ‘ocê’ não é ‘fio’ dele?”, devolverá o velho. “Eu não tenho o mesmo sangue dele, ‘véio’. Sou ‘fio’ de ‘muié’ de currutela, que nem sabe quem é meu pai”, rebaterá Tadeu.
O neto do amor
Mesmo assim, o personagem de Osmar Prado continuará insistindo: “Eu já te falei e repito: não tou falando de sangue, tou falando de amor! Eu ouvi ‘ocê’ tocando o seu berrante, se despedindo dele. Aí que eu vi que ‘ocê’ é meu neto, sim, porque é só eu que toco o berrante daquele jeito. Ocê’ não podia ter arranjado um pai ‘mió’ nessa vida”, comentará.
Em seguida, o Velho do Rio, então, pedirá a ele para que retorne a fazenda do pai a fim de contá-lo acerca do diálogo que ambos tiveram naquele momento, sendo imediatamente acatado. “Ele me falou que eu sou neto dele, pai. Que eu sou neto do amor”, revelará o peão, feliz da vida. “Você sempre foi meu filho, desde ‘titico’, desde moleque”, retrucará o pai de José Lucas (Irandhir Santos), abraçando o filho de criação e indo às lágrimas.
Veja também: Tenório acerta tiro no peito de Zaquieu, ele cai sem forças e é socorrido por Alcides: “já posso morrer”
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.