As vidas de Joaquim (Danilo Mesquita) e Úrsula (Bárbara Paz) vão ter finais completamente distintos em Além da Ilusão. Enquanto ele se entregará para a polícia e denunciará todos os crimes da megera, ela terá um desfecho pra lá de trágico, no qual culminará em sua morte na trama inédita de Alessandra Poggi.
E tudo isso se dará depois que o protagonista ficar sabendo que a vilã não é sua mãe biológica, pelo fato de ela ter sequestrado-o ainda bebê. “De que adianta tanto amor se fez de mim um monstro? Filho de uma ladra de crianças, de uma aproveitadora chantagista! Uma assassina! Me incentivou a dar o golpe do baú na Isadora, a roubar a tecelagem do padrinho, dizendo que dinheiro era a coisa mais importante da vida”, desabafará o afilhado de Eugênio (Marcello Novaes).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Em seguida, ele a culpará pelos atos cometidos. “Por sua culpa, fiz coisas horríveis e nunca mais tive uma noite de sono tranquila na vida. Olha só como eu fico quando me lembro do que fizemos!”, acusará o rapaz, mostrando suas mãos trêmulas. Revoltado, o almofadinha, então, decidirá dar parte dela à polícia. “Tenho uma confissão a fazer, delegado. Foi a Úrsula que matou o Abel (Adriano Petermann). E eu a ajudei a se livrar do corpo”, disparará o companheiro de Isadora (Larissa Manoela).
Depois de fazer o certo, o personagem de Danilo Mesquita terá sua prisão decretada e ficará por quatro anos na cadeia devido a sua participação no crime. Entretanto, quando sair da prisão, o rival de Davi (Rafael Vitti) verá sua vida ser transformada por uma pessoa inesperada, enquanto a antagonista baterá as botas da pior maneira possível.