Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Zaquieu (Silvero Pereira) vai se apaixonar perdidamente por Alcides (Juliano Cazarré). O sentimento pelo peão será tão forte que ele colocará a própria vida em risco para defendê-lo. No entanto, no final da trama, Alcides partirá para o Sarandí com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), deixando o “amigo” desolado.
Após ser castrado por Tenório, o amante de Bruaca não vai descansar enquanto não se vingar dele. A princípio, ele manterá a castração em segredo. No entanto, Zaquieu ouvirá quando ele e a mãe de Guta (Julia Dalavia) estiverem falando sobre o assunto. Na ocasião, ele verá a oportunidade perfeita para conquistar o “boy”. Zaquieu se oferecerá para ajudá-lo na vingança contra o grileiro.
No dia da morte de Tenório, Zaquieu será crucial para impedir que ele tire a vida de Alcides. No momento em que o fazendeiro estiver prestes a atirar no peão, o empregado de Mariana o surpreenderá. Em seguida, Alcides aproveitará a distração do ex-patrão para enfiar uma zagaia na barriga dele.
Após isso, Zaquieu assumirá a culpa no lugar de Alcides como uma prova de amor. Por esse motivo, ele passará a ser caçado por um dos filhos de Tenório, que buscará vingança.
Apesar de muito grato, Alcides não irá trocar Maria Bruaca pelo rapaz. No final, alias, ele acabará partindo com a mulher para viverem em paz no Sarandí. Maria, vale destacar, nem sequer chegará a conhecer o neto, filho de Guta e Marcelo (Lucas Leto).
Veja também: Pai de Érica viaja ao Pantanal para roubar Zé Leôncio, mas Zé Lucas percebe tudo e livra o peão de armadilha
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.