A verdade sobre a morte de Elisa (Larissa Manoela) virá completamente à tona na reta final de Além da Ilusão. Isso porque Matias (Antonio Calloni) acabará confessando, de uma vez por todas, que ele foi o autor do crime ocorrido na primeira fase da novela, após Isadora (Larissa Manoela) e Davi (Rafael Vitti) armarem um plano para desmascará-lo na trama de Alessandra Poggi.
E tudo acontecerá assim que o mágico tiver a brilhante ideia de fantasiar a amada na falecida, com o objetivo de fazer com que o ex-juiz converse com a ruiva e pense que esteja falando com a morta. Para isso, o protagonista, então, contará com a ajuda de Heloísa (Paloma Duarte) na tentativa de conduzir o marido de Violeta (Malu Galli) até o cinema da cidade.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Enquanto isso, Augusta (Olívia Araújo), que também fará parte do plano, comunicará a patroa e ao delegado Salvador (Jorge Lucas) sobre o que vai acontecer. Na ocasião, o personagem de Antonio Calloni se assustará quando achar que Elisa voltou para tirar satisfações. Sem mais delongas, o assassino disparará: “Eu atirei… Mas não era pra te acertar, meu amor. A bala era pro maldito mágico. Foi o meu joelho, o meu joelho que falhou. Eu jamais apontaria uma arma pra você, Elisa. Você sempre foi o meu maior tesouro, minha boneca, meu bem mais precioso”.
Acerto de contas
Em seguida, a amiga de Arminda (Caroline Dallarosa) vai querer saber o motivo de o pai ter acusado injustamente Davi pelo ocorrido, além de pedir ao veterano para que ele assuma a culpa e peça perdão ao ilusionista. “Só assim descanso em paz”, sentenciará Dorinha, fingindo ser a irmã. Nessa hora, Matias se explicará e logo começará a ouvir novamente os bate-bola em sua cabeça.
“Papai, esquece esses monstros e olha pra mim. Eles vão desaparecer quando estiver em paz com a sua consciência. Quando consertar o que fez. Precisa dizer a verdade pra polícia e pedir perdão ao Davi. Só assim ficaremos em paz”, alertará a jovem. “Eu conto tudo pra polícia se você me perdoar por ter tirado sua vida. Me perdoa, Elisa?”, suplicará o esquizofrênico, desesperado.
Sem pensar duas vezes, a personagem de Larissa Manoela falará: “Mas é claro que perdoo. Você é o meu paizinho. E eu te amo”. Logo após, os risos desaparecerão da mente dele, no que o deixará bem mais tranquilo. “Eu também te amo tanto, filha!”, corresponderá o homem, em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 15.