Em O Cravo a Rosa, Joaquim (Carlos Vereza) acabará descobrindo que Marcela (Drica Moraes) é interesseira, que só está interessada em sua herança e resolverá puni-la por isso. Por conta disso, o veterano assinará um documento onde deserda a vilã.
“A Marcela não ficará com um vintém da minha herança!”, dirá ele. Em seguida, ele pedirá para Ezequiel assinar como testemunha. Januário, por sua vez, pedirá para Joaquim não deserdar Marcela: “Meu filho, papai sabe o que está fazendo, não se preocupe”, dirá o ricaço.
Em cenas mais para frente, Ezequiel fará questão de fazer fofoca para Marcela. “O que veio dizer, Ezequiel?”, indagará a víbora. Antes, o homem perguntará se a mulher não sente saudades dele. “De jeito nenhum, pensa que eu não sei que anda ajudando os meus inimigos?”, falará ela.
Após enrolar, Ezequiel começará a falar sobre o encontro com Joaquim: “Seu pai me convidou para uma reunião. Queria que eu fosse testemunha de seu novo testamento. Eu li o testamento, Marcela”, dirá. “Então papai fez um novo testamento? Então ele caiu em si e deixou a fortuna no meu nome”, falará a víbora.
Nesse momento, Ezequiel soltará a surpresa: “Não, ele não deixou a fortuna no seu nome”, dirá. “Ué, mas como? Vai deixar para para o Jeca do meu irmão Januário não precisava fazer nada, o testamento já estava no nome dele”, falará ela. “Ele deixou tudo para a porquinha que o seu irmão cria no hotel”, falará o homem, deixando Marcela chocada.