Em A Favorita, Donatela (Claudia Raia) usurpará o lugar de Diva (Giulia Gam) e sairá da cadeia após um plano das duas. Por outro lado, a dondoca será dada como morta após um incêndio tomar de conta de sua cela no presidio feminino e acharem um corpo desconhecido. Todos, então, acreditarão que a protagonista terá morrido – inclusive Flora (Patrícia Pillar).
A princípio, as carcereiras verão uma fumaça grossa saindo de dentro do corredor e ouvirão gritos de socorro. As chamas terão se espalhado pela cela de Donatela, ou melhor, Diva, que estará disfarçada de Donatela e, por isso, agora ocupa seu lugar.
Com dificuldade, Zezé conseguirá salvar duas presas que estarão na cela ao lado, mas o fogo alto tomará conta de onde está Donatela/Diva. A carcereira voltará, deixando a cela ardendo em chamas sem prestar socorro à detenta que estava lá, que para ela era Donatela, mas nós sabemos que na verdade era Diva.
As presas se surpreenderão ao ver Zezé voltando sozinha. “Não deu para tirar a Donatela! A cela está tomada pelo fogo!”, exclamará a carcereira.
Fora da cadeia, Donatela – que usará a identidade de Diva – iniciará sua busca por justiça, ainda que de luto, por achar que a amiga se entregou à morte em seu lugar, o que também não é verdade e ela fica chocada ao saber da história real.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.