Em O Cravo e a Rosa, a maldade de Lindinha (Vanessa Gerbelli) trará consequências gravíssimas. Após sabotar a produção de queijo de Petruchio (Eduardo Moscovis) e salga-los, Januário (Taumaturgo Ferreira) acabará pegando toda a culpa e será expulso da fazenda.
Chateado com a injustiça, Januário ficará desconfiado da situação e confrontará Joaquim (Carlos Veneza): “Eu quero uma resposta só, pai. Eu preciso saber se foi a Lindinha que estragou os queijo do Seu Petruchio. Eu vi ela cochichando com o senhor, e eu tenho pra mim que o senhor há de saber”, dirá o caipira.
Logo em seguida, Joaquim surpreenderá o rapaz ao desmascarar Lindinha: “Eu digo a verdade, meu filho: foi ela! Foi ela, sim”, dispara Joaquim. “Ela, pai? Ela fez tudo e deixou eu ser acusado?”, devolverá Januário, que não esconderá a tristeza. “Porque é uma moça interesseira, meu filho, e não serve para você”, devolverá o vilão, que explicará seu plano para o filho.
“Eu estou pagando para a Lindinha estragar os queijos. Ela quer prejudicar a fazenda porque acha que, quando o Petruchio ficar na miséria, a Catarina irá embora.”, falará o vilão. “O papai jamais esquecerá o que Petruchio fez com sua irmã. A princesinha, filha de minha alma… Ele estraçalhou a honra de sua irmã!”, dirá o ricaço.