Em Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) vai se deparar com mais um espertinho tentando abocanhar sua fortuna. Isso porque o pai de Érica (Marcela Fetter) surgirá na fazenda do peão exigindo uma reparação. Na ocasião, ele aparecerá com a filha grávida e exigirá que Zé Lucas (Irandhir Santos) se case com ela. No entanto, tudo não passará de uma tentativa de golpe.
Apesar de estar se envolvendo com Zé Lucas, Érica decidirá romper com ele e voltar para São Paulo. A princípio, o rapaz não entenderá o motivo dessa mudança repentina da loira. Algum tempo depois, no entanto, ela retornará ao Pantanal juntamente com Ibrahim (Dan Stulbach), seu pai. O homem é um político experiente que está tentando a reeleição para deputado federal.
Acontece que Érica surgirá grávida e dirá que Zé Lucas é o pai. Ibrahim, por sua vez, logo exigirá uma reparação, qual seja, o casamento da filha com o peão. Apesar de desconfiado, Zé Lucas aceitará se casar com a mulher e irá morar com ela em São Paulo.
Entretanto, após algum tempo, o peão perceberá que o pai da jovem não é tão correto quanto se imaginava. Além disso, ele descobrirá que Érica mentiu sobre a gravidez. A intenção dela e do pai, vale destacar, era poder colocar as mãos na fortuna do “rei do gado”.
Revoltado, ele decidirá retornar ao Pantanal e surpreenderá Zé Leôncio ao revelar o que se passou em São Paulo. Sendo assim, Zé Lucas livrará o pai de um golpe que poderia lhe gerar um grande prejuízo.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.