Preso por participar de uma manifestação contra a ditadura imposta pelo governo de Getúlio Vargas (1882-1954), Tenório (Jayme Matarazzo) acabará se rebaixando por completo ao suplicar ajuda de sua mãe, Lisiê (Angela Vieira), a quem abandonou para se tornar padre no passado, com o objetivo de se ver livre da cadeia em Além da Ilusão.
“Não aguento te ver nessa cela, Tenório! Está tão abatido. Conseguiu comer alguma coisa?”, questionará Olívia (Debora Ozório), assim que aparecer na prisão para visitar o namorado. “Não se preocupa comigo. Vou ficar bem”, tranquilizará o ex-sacerdote, que terá espalhado cartazes contra o regime autoritário.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Em seguida, a garota bem que tentará convencer o amado a aceitar o serviço do advogado contratado por Violeta (Malu Galli), mas não terá sucesso. “Vou resolver isso sozinho, já disse. Só não sei se estou pronto para pagar o preço que essa liberdade vai me custar”, alegará o ex-religioso, se mostrando temeroso quanto a reação da matriarca. “Não vai ser tão difícil assim. Estou do teu lado. Vamos superar isso juntos”, garantirá a filha de Heloísa (Paloma Duarte).
Chegada de Lisiê
Minutos depois, Lisiê chegará ao local, ficará cara a cara com o filho e, então, disparará: “Quando saiu de casa para se internar num seminário de padres nunca pensei que a próxima vez que te encontraria seria atrás das grades. O que está fazendo da tua vida, meu filho?”, indagará a mulher, em tom provocativo.
Na sequência, o personagem de Jayme Matarazzo será curto e grosso: “O de sempre, mãe. Pregando o amor, a justiça e a liberdade. Te chamei aqui porque preciso usar a herança que meu pai me deixou”, avisará ele. “Agora você vem me pedir dinheiro? Esqueceu que abriu mão da herança quando se ordenou padre?”, lembrará a veterana. “Não sou mais padre. Larguei a batina, como a senhora queria. Mas acho que já sabe disso”, rebaterá o rapaz.
Logo após, a personagem de Angela Vieira fará questão de deixar explícito seu remorso ao dizer para o herdeiro que ele nunca a procurou antes. “É meu direito. Não estou pedindo nada demais. Pelo menos, foi o que disse quando fui embora. Que a herança seria sempre minha. Não foi?”, retrucará o jovem.
Veja também: Joaquim é acusado de matar uma pessoa, vai parar na cadeia e vê Davi triunfar com Isadora: “Isso é um erro”
“E continua sendo, meu filho. Estou feliz que finalmente me procurou. Vou trazer o melhor criminalista do Rio [de Janeiro]. Agora me explica que ideia de jerico foi essa. Espalhou um texto subversivo pela cidade? Pior, assinado com o seu nome!”, vai querer saber Lisiê. “Foi a forma que encontrei de ajudar a Mércia (Vitória Fallavena) e o Natan (Luan Borges), que foram detidos injustamente”, explicará Tenório.
“Que estupidez, acabou preso também! Vão fazer a revolução na cadeia? Sempre foi tão culto, podia ser médico, diplomata, juiz, mas largou a batina para trabalhar de carregador numa fábrica de tecidos. Até perdeu a audição de um ouvido! Espero que agora tenha caído em si”, finalizará a madame, em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta-feira (22).