A chegada de Érica (Marcela Fetter) à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) mexerá bastante com o coração de José Lucas (Irandhir Santos) em Pantanal. E durante uma das conversas que os dois terão assim que se conhecerem, a loira chegará a falar para o rapaz acerca de seu pai, o deputado Ibrahim (Dan Stulbach), expondo a verdadeira índole do político e, ao mesmo tempo, deixando o peão em choque na trama adaptada por Bruno Luperi.
“Ocê já olhou para os nossos representantes [políticos]?”, questionará o matuto, querendo gerar um debate. “Por conta de todo esse nosso descaso com a política que os demagogos sempre se elegem”, rebaterá a jornalista. “O que é um demagogo?”, vai querer saber o jovem. “Aquele que toca o coração do povo, mas não se importa com o seu estômago”, responderá a gata, não deixando claro para Lucas. “Não sei do que ocê tá falando…”, retrucará ele.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Será, então, nessa hora que a personagem de Marcela Fetter entregará o caráter de seu genitor. “Do meu pai. Meu pai é um político de muito renome. Ele tem muito dinheiro… Graças a Deus, tem muita saúde. E, como bem disse o seu pai, não tem escrúpulo nenhum”, disparará a repórter. Aliás, é válido ressaltar que, mais adiante, Ibrahim será visto realizando negócios sujos ao lado de Tenório (Murilo Benício).
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.