No último capítulo de Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) acabará morrendo e só então conseguirá ver o Velho do Rio (Osmar Prado). A princípio, o fazendeiro ficará anestesiado ao ficar frente a frente com o pai. O ‘véio’ revelará como morreu e dirá ao filho que a partir de agora ele será a nova entidade protetora do Pantanal.
Na reta final de trama, Zé Leôncio começará apresentar alguns problemas de saúde, mas não dará muita atenção. A situação do peão vai só piorar até que ele acabará morrendo por causa de um infarto. Somente após a morte é que ele conseguirá reencontrar o pai. “Por que, pai? Por que nunca pra mim? Eu que chamei o senhor… Eu que sempre tive no seu rastro…“, perguntará Zé, emocionado.
Em seguida, o Velho do Rio dirá que nunca apareceu para ele, porque ele nunca acreditou na sua existência. A entidade ainda explicará como morreu: “Eu cai de cavalo naquela luta com o marruá e a boca de sapo me pegou no pescoço. Dali eu estava morto“.
Logo depois, o homem que vira sucuri, a maior de todas elas, passará o bastão para Zé Leôncio. “Nossas histórias também terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ‘ocê’. Agora eu estou cansado dessa vida. Chegou a minha hora de descansar. Até um dia, ‘fio’. Cuida bem da tua comitiva”, se despedirá o ‘véio’.
No final, o homem misterioso sumirá para sempre e Zé Leôncio aparecerá vestido com uma capa de couro, se tornando o novo ‘Velho do Rio’ do Pantanal.
Veja também: Resumo da novela Pantanal